side-area-logo

ANEEL, MME e TAESA inauguram linha de transmissão que ampliará transporte de energia do Nordeste para o Sudeste

ANEEL, MME e TAESA inauguram linha de transmissão que ampliará transporte de energia do Nordeste para o Sudeste

Trechos entre Bahia e Minas Gerais entram em operação cinco meses antes do previsto em contrato

Foto: Gilmar Felix | ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Transmissora Aliança de Energia Elétrica (TAESA) inauguraram na manhã deste sábado (11/9), em Janaúba (MG), uma nova linha de transmissão que irá reforçar o transporte de energia do Nordeste para o Sudeste e Centro-Oeste do País.

O diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, acompanhado pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, destacou o empreendimento que une os estados da Bahia e de Minas Gerais. “Esse projeto possibilitará o aumento do fluxo do intercâmbio de energia das regiões Nordeste e Sudeste na ordem de 1.600 megawatts”, ressaltou Pepitone.

“Esta obra é fundamental para enfrentarmos a mais severa escassez hídrica dos últimos 91 anos. Ela permite levar energia para a região Sudeste, justamente aquela em que os reservatórios das usinas hidrelétricas estão sendo castigados com o mais longo período de estiagem”, afirmou o diretor-geral da ANEEL na cerimônia de inauguração.

Foto: Gilmar Felix | ANEEL

Pepitone previu, ainda, a entrada em operação comercial, até o fim do ano, de novas linhas de transmissão nas regiões Sudeste, Nordeste e Norte. “Como reflexo de nosso esforço, temos agendado, para os próximos meses, a entrada em operação de duas novas linhas de transmissão que aumentarão ainda mais a capacidade de levar energia limpa e renovável da região Nordeste para a região Sudeste”, completou. As obras atravessarão os estados de Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará.

Também participaram da inauguração em Janaúba o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi; o prefeito do município mineiro, José Aparecido Mendes Santos; o diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi; o diretor-presidente da Taesa, André Moreira, e os superintendentes de fiscalização da ANEEL Giácomo Almeida e Gentil Nogueira.

O empreendimento

Dois trechos compõem a linha de transmissão inaugurada neste sábado, cuja entrada em operação acontece cinco meses antes do previsto em contrato. Um partindo da LT Pirapora 2 (MG) até LT Janaúba 3 (MG), com 238 quilômetros (km) de extensão; e o segundo saindo de Janaúba 3 (MG) até LT Bom Jesus da Lapa II (BA), com 304 km.

O empreendimento – licitado pela ANEEL no leilão 013/2015 em lote arrematado pela empresa TAESA (Transmissora Aliança de Energia Elétrica) – foi construído com investimentos de R$ 1 bilhão.

Link curto para esta página: bit.ly/3tCusnd

Paulo Menzel

×