side-area-logo

Embraer recebe encomenda da Bristow de até 100 eVTOLs‘para 2026

Embraer recebe encomenda da Bristow de até 100 eVTOLs‘para 2026

A Eve Urban Air Mobility, uma empresa da Embraer, e a Bristow Group Inc. firmam parceria para desenvolver operações de Mobilidade Aérea Urbana (UAM).

A Eve Urban Air Mobility, uma empresa da Embraer, e a Bristow Group Inc. (NYSE: VTOL), líder mundial em soluções de voo vertical, anunciaram, no dia 23 de setembro (quinta-feira) um memorando de entendimento (MOU, na sigla em inglês) para atuarem no desenvolvimento de um certificado de operador aéreo (AOC) para a aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL) da Eve. O trabalho conjunto desenvolverá um modelo de operação de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) utilizando a experiência da Bristow no transporte seguro de passageiros e cargas em todo o mundo. Além disso, a Bristow anunciou uma encomenda de até 100 eVTOLs com entregas previstas para começar em 2026.

A cooperação se favorece dos pontos fortes de cada parceiro, a Bristow conta com mais de 70 anos de experiência em operações globais de transporte, enquanto a Eve, com sua proposta de valor única, oferece um conjunto abrangente de produtos, serviços e soluções de UAM para diversas regiões. O ambiente operacional da UAM se concentrará em áreas como: design de veículos, design de vertiportos, desenvolvimento regulatório para o ambiente operacional, certificação eVTOL e operação autônoma.

As empresas planejam desenvolver capacidades baseadas em serviços para apoiar e otimizar o desempenho e a utilização de eVTOLs em operação e sistemas de Gerenciamento de Tráfego Aéreo existentes, bem como novos sistemas de aeronaves não-tripuladas e gerenciamento de tráfego não-tripulado.

— Esse memorando de entendimento estratégico prevê o desenvolvimento contínuo de um modelo abrangente de UAM entre Bristow e Eve para um eVTOL que pode, potencialmente, remodelar o mercado para todos os voos verticais elétricos com emissões de zero carbono e custos operacionais mais baixos. Isso nos permite expandir nossa experiência para fornecer uma opção sustentável, inovadora e eficiente em novos mercados finais potenciais. Podemos alavancar nossa experiência operacional, por meio da cooperação com a Eve, a fim de projetar e construir a próxima geração de aeronaves que utilizam plenamente as muitas vantagens dos eVTOLs — disse o presidente e diretor executivo da Bristow, Chris Bradshaw.

— A parceria com a Bristow, combinada ao nosso histórico de trabalhos conjuntos com a Embraer, reúne organizações confiáveis e inovadoras com mais de 125 anos de experiência, unindo aviação e presença em vários países. Estamos honrados pelo fato de a Bristow ter escolhido nossa plataforma eVTOL e, juntas, nossas equipes desenvolverão as estruturas e operações robustas necessárias para criar uma indústria de UAM acessível, escalonável, sustentável e segura — afirmou Andre Stein, presidente & CEO da Eve.

Perfil — Bristow Group Inc. é o líder mundial no fornecimento de soluções inovadoras e sustentáveis de voo vertical. A companhia fornece, principalmente, serviços de aviação para uma ampla base de grandes empresas de energia offshore integradas, nacionais e independentes. A Bristow fornece serviços de busca e resgate comercial (SAR) em vários países e serviços SAR do setor público no Reino Unido (Reino Unido) em nome da Maritime & Coastguard Agency (MCA). Além disso, a empresa oferece voos avulsos de transporte por helicóptero e asa fixa. Atualmente, a Bristow tem clientes na Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Guiana, Índia, México, Nigéria, Noruega, Espanha, Suriname, Trinidad, Reino Unido e Estados Unidos.

Perfil — Eve Urban Air Mobility, LLC A Eve é uma empresa nova e independente dedicada a acelerar o ecossistema global de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, apoiada na história de mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer, seu foco singular traz uma abordagem abrangente para a indústria de UAM, fornecendo um ecossistema holístico. Sua aeronave vertical elétrica (EVA), juntamente com seus serviços globais e rede de suporte abrangentes, além de uma solução única de gestão de tráfego aéreo, faz da empresa um competidor relevante no segmento aéreo. A Eve é a primeira empresa formada a partir da EmbraerX.

A Embraer — Uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios em aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, prestando serviços e suporte aos clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada dez segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é o principal fabricante de jatos comerciais com até 150 assentos e o principal exportador de bens de alto valor agregado no Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Paulo Menzel

×