side-area-logo

NOTA CONJUNTA sobre monitoramento de barragem no município Pará de Minas (MG)

NOTA CONJUNTA sobre monitoramento de barragem no município Pará de Minas (MG)

CIA TECIDOS SANTANENSE, ANEEL, IGAM, FEAM, PMMG, DEFESA CIVIL e CORPO DE BOMBEIROS vem comunicar que não houve o rompimento da barragem de concreto da Usina do Carioca, localizada no município de Pará de Minas, estado de Minas Gerais. Adicionalmente, destacamos que os órgãos tiveram acesso ao Plano de Ação de Emergência (PAE) e mapas de inundação, elaborados pelo empreendedor.

A barragem está sendo acompanhada, bem como são avaliadas as vazões afluentes ao reservatório da barragem.

Segundo o empreendedor, mesmo ao considerar o pior cenário possível, a ruptura não atingiria as áreas urbanas dos municípios de Pará de Minas, Conceição do Pará, Pitangui e Onça do Pitangui. Todas as áreas potencialmente atingidas por eventual ruptura da barragem já foram mapeadas pelo empreendedor.

A Defesa Civil em conjunto com o corpo de bombeiros e PMMG estão providenciando a evacuação das áreas potencialmente atingidas.

Técnicos do núcleo de emergências da FEAM, da ANEEL e do IGAM foram deslocados para a região. Todos envolvidos atuam de maneira conjunta e integrada e continuarão o monitoramento de perto da situação da barragem. Foi estabelecido um gabinete de situação, localizado em Pará de Minas, que prestará as informações de forma transparente e centralizada sobre a evolução da situação na barragem do Carioca.​

Link curto para esta página: bit.ly/3qXBfqM

Paulo Menzel

×