side-area-logo

Mobilização em favor dos desabrigados pelas chuvas na Bahia

Mobilização em favor dos desabrigados pelas chuvas na Bahia

Empresas de transporte aéreo, marítimo e terrestre estão mobilizadas para fazer chegar aos desabrigados do sul da Bahia doações de todo o Brasil


O Instituto Besc de Humanidades e Economia (iBesc) está encadeando e coordenando o transporte de doações recebidas de todo o país, com a participação de seus parceiros do segmento de fretes, para as vítimas das fortes chuvas que assolaram o sul da Bahia.


Doações recebidas pelo governo do Distrito Federal e pelo 19º. Batalhão da Polícia Militar (19º.BPM/I), em Americana-SP, e em Boa Vista-RR, entregues pelo Alto Comissariado da ONU para Refugiados, foram e estão sendo levadas por via aérea, fluvial, marítima e terrestre por empresas de transportes, parceiras do iBesc. Ao todo, são cerca de 200 toneladas arrecadas sendo transportadas!


Em Americana, o 19º.BPM/I realizou campanha de arrecadação de alimentos, roupas e produtos de higiene e limpeza, totalizando mais de 03 Ton (3.100), que foram levados com o apoio da Patrus Transportes até o Aeroporto de Viracopos. Lá, tudo foi embalado em pallets e embarcado em aeronave da Modern Logistic, com destino a Salvador para a Defesa Civil do Estado da Bahia e encaminhadas ao Município de Ilhéus.


O governo do Distrito Federal arrecadou junto à população mais de 100 toneladas de alimentos, água, roupas, colchões e produtos de higiene. O iBesc, por meio de uma parceria com o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, Pátria Voluntária, da Presidência da República, articulou apoio junto às empresas Braspress, Correios e Horizonte Logística todo o transporte dessa carga com destino à cidade de Vitória da Conquista, na Bahia, para a distribuição entre os municípios mais afetados pelas chuvas.

Muito mais esforço as instituições estão mobilizando para transportar as cerca de 50 toneladas de bens doados pelo Alto Comissariado da ONU para Refugiados, saindo de Boa Vista e chegar em Salvador. São unidades de casas de campanha, colchões e alimentos destinados aos desabrigados no sul da Bahia.


De Boa Vista para Manaus a carga está sendo transportada por terra pela empresa Excel Transportes. De Manaus para Salvador, o gigantesco volume de 50 toneladas segue em navio da Aliança Navegação e Logística com destino a Salvador, onde a empresa Wilson Sons fará o desembarque e entregará a carga aos cuidados da Defesa Civil da Bahia para ser entregue no sul do estado.


Muitos são os conselheiros do iBesc que estão colaborando ativamente para que tudo isso ocorra. E fazemos questão de citar aqueles que estão nos apoiando na imprescindível tarefa de levar um pouco de conforto aos que mais sofrem neste momento. São eles: Fabrizzio Cedraz, conselheiro do iBesc e aluno do Doutorado em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), que está em Salvador, e tem sido o nosso elo mais forte para a execução desse trabalho.


Em Campinas, temos os conselheiros Adalberto Febeliano, da Modern Logistic, e Renato Simenauer, da Fundação Iochpe e Sindipeças. Temos ainda os conselheiros Mark Juzwiak, da Aliança Navegação e Logística; Ramon Alcaraz, da JSL; Carlos Henrique De Luca Ribeiro, dos Correios; Heber Otomano, da CBA; Cesar Meireles, e todos os outros conselheiros do iBesc, que estão na torcida para que possamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance e levar um pouco de alívio a quem mais está necessitando neste momento.


Nas empresas e instituições que estão conosco neste esforço, devemos nos lembrar de agradecer muito fortemente à: Pollyana Miguel, secretária-executiva adjunta do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado (Pátria Voluntária);

Major Moisés Zecheto, Tenente Walter Toledo e Sargento Joyce, 19º. Batalhão da Polícia Militar;
Luis Edmundo Prado de Campos, professor da Universidade Federal da Bahia;
Marcos Cavalcanti, secretário de Infraestrutura da Bahia, e a assessora Vanessa dos Santos;
Coronel Miguel Filho, superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, e o Coronel Sactum;
Carlos Eduardo Sant’Anna, advogado em Vitória da Conquista-BA;
Vinícius Morreli e Olga Mendes, Patrus Transportes;
Urubatan Helou e Edilene Ribeiro, Braspress;
Humberto Kennedy e Diego Borges, Horizonte Logística;
Fabíola Raposo, Excel Transportes.


Sobre o iBesc O Instituto tem como propósito promover o estudo e o conhecimento de todos os núcleos do saber por meio de seminários, conferências, estudos e pesquisas que possibilitem o debate de ideias, a troca de experiências e a realização de ações para o desenvolvimento econômico e humano do brasileiro, para uma vida sustentável no Planeta. Focado nos aspectos econômicos e humanos, o Instituto Besc reúne dirigentes, especialistas de organizações privadas, públicas e não-governamentais, estudantes e estudiosos de problemas nacionais e continentais. Juntos, eles discutem temas que beneficiam e interessam os brasileiros, buscando a integração de todas as regiões do Brasil para o bem-estar e a prosperidade de sua população. Sigam o Instituto Besc nas redes sociais: Instagram, LinkedIn, Facebook, Twitter, Youtube, Site.

Fonte: Assessoria de Imprensa IBESC

Paulo Menzel

×