side-area-logo

Ministro da Infraestrutura participa de evento que celebra 20 anos da Antaq

Ministro da Infraestrutura participa de evento que celebra 20 anos da Antaq

A declaração foi dada durante a abertura do Summit Antaq 20 anos, que celebra os 20 anos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários

Oministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, participou nesta terça-feira (20) do Summit Antaq 20 anos, evento que celebra os 20 anos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em Santos (SP). Além do ministro e do secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Mário Povia, autoridades ligadas ao setor portuário foram convidados para traçar um diagnóstico do setor no Brasil.  

“Temos um país onde o setor de infraestrutura gera empregos e desenvolvimento. Os investimentos que fazemos hoje é o futuro do Brasil das próximas décadas”, afirmou Sampaio, ao destacar os avanços na infraestrutura brasileira nos últimos anos. No setor portuário, 36 terminais portuários do país foram arrendados à iniciativa privada desde 2019, com contratação de R$ 6,5 bilhões em investimentos; além disso, foi realizada a primeira desestatização portuária da história: da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), com R$ 850 milhões em investimentos previstos.

“O sistema Docas é responsável por 70% de movimentação de cargas no país. O leilão da Codesa será o modelo para outros que estão previstos, incluindo o Porto de Santos”, afirmou o ministro. “O setor portuário é de extrema importância para a economia do país. Trabalhamos em sintonia para que o setor privado e o governo tornem esse país cada vez mais forte, e assim o Brasil siga crescendo”, completou. 

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Paulo Menzel

×