side-area-logo

CCR ViaCosteira: Capivari de Baixo recebe a cia. de teatro BuZum! e o seu espetáculo “Perigo Invisível” projeto cultural do Instituto CCR

CCR ViaCosteira: Capivari de Baixo recebe a cia. de teatro BuZum! e o seu espetáculo “Perigo Invisível” projeto cultural do Instituto CCR

Com apresentações gratuitas, a trupe leva a arte do teatro de bonecos para crianças que ainda não conhecem ou têm pouco acesso a esse mundo lúdico

Setembro de 2022 – No mês de aniversário do BuZum!,a cia. chega em Capivari de Baixo nos dias 22 e 23 de setembro para apresentações do espetáculo “Perigo Invisível”. Nele, os personagens Fungoso, Dona Bactéria e Virulão tentam infectar crianças que estão desatentas aos cuidados com a higiene pessoal. É a alegria, a ludicidade e a magia do teatro de bonecos divertindo e também educando.

As apresentações da cia de teatro BuZum! acontecem em escolas públicas municipais por meio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e patrocínio do Instituto CCR, no trecho da CCR Via Costeira, responsável pelo Sistema Rodoviário da BR-101/SC.

A agenda do “Perigo Invisível” em Santa Catarina contempla também: Treze de Maio, 26 de setembro. São João do Sul, 27 e 28 de setembro. Passo de Torres, no dia 29 de setembro. A cia. já se apresentou em Paulo Lopes e Pescaria Brava.

Reinvenção

“Antes da pandemia, o espetáculo acontecia dentro dos ônibus, por isso o nome BuZum!. No entanto, devido às necessidades sanitárias, as apresentações foram adaptadas para a área externa do veículo, como ginásios e pátios das escolas”, explica Mari Gutierrez, diretora da cia. de teatro.

Aprendizado fora e dentro da sala de aula

As apresentações gratuitas aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da sala de aula. Isso porque o BuZum! fornece para as escolas material pedagógico para que os educadores trabalhem temas transversais nas aulas. As crianças ganham um pequeno teatro de papel para brincarem e criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários.

Sobre o espetáculo Perigo Invisível

O espetáculo Perigo Invisível se passa na Central dos Germes Maus. Fungoso, Dona Bactéria e Virulão são os personagens centrais dessa história. Os três querem infectar o maior número de crianças possível, e aproveitam dos maus hábitos de higiene de algumas delas para colocar seu maquiavélico plano em prática. Após algumas crianças ficarem doentes por não lavarem bem as mãos, ou por não escovarem os dentes ou por se negarem a tomar banho, elas percebem que bons hábitos de higiene são fundamentais para uma vida saudável. Após alguns cuidados, as bactérias, fungos e vírus acabam morrendo e as crianças voltam a ter saúde. A peça mostra a importância dos cuidados básicos com a higiene e que cuidar de si é também cuidar do outro.

Ficha Técnica “Perigo Invisível”

Concepção: Beto Andreetta, Mari Gutierrez

Texto: Cláudia Naum

Direção: Lívia Simardi

Elenco: Lívia Simardi e Rafael Francisco

Trilha sonora: César Maluf

Criação de cenário: Beto Andreetta

Criação e confecção de bonecos: Rosa

Direção de produção: Mari Gutierrez

Coordenação de produção: Aldo Andreetta

Produção executiva: Paloma Alves

Assistente de Produção: Fernanda Rocha

Produção de campo: Aldo Andreetta

Técnicos de som e luz: Régis da Silva

Design gráfico: Sato do Brasil

Direção administrativa: Jackson Íris

Assistente financeiro: Vania Rodrigues

Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa

Realização: BuZum!

SERVIÇO

BuZum! e o espetáculo Perigo Invisível em Capivari de Baixo

Faixa etária: 03 a 11 anos.

Duração do espetáculo: 25 minutos.

Data: 22 de setembro (quinta-feira)

Local: EMB. Dom Anselmo Pietrulla

Endereço: Rua Carlos Chagas, 700, Santa Lúcia, Capivari de Baixo – SC.

Horários das apresentações: 9h 9h40 10h20 11h 13h30 14h10 14h50 – 7 sessões

Data: 23 de setembro (sexta-feira)

Local: EMEB. Stanislau Gaidzinski Filho 

Endereço: Rua Cel. Arnaldo Santiago, 70, centro, Capivari de Baixo – SC.

Horários das apresentações: 9h 9h40 10h20 11h 13h30 14h10 14h50 – 7 sessões

CCR ViaCosteira

A CCR ViaCosteira é responsável pela administração de 220,4 quilômetros da BR 101, no Sul do estado de Santa Catarina, região de grande importância agroindustrial e turística por contar com algumas das mais belas praias do Brasil. A concessão passa por 19 municípios, entre Palhoça e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. A ViaCosteira responde, ainda, pela operação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e pelos Túneis Morro do Agudo, em Paulo Lopes, e Morro do Formigão, em Tubarão.

Sobre o Instituto CCR

Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, para proporcionar transformação social. Com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários, como o Caminhos para a Cidadania, que atende mais de 1,3 mil escolas, e o Caminhos para a Saúde – presente em seis regiões – oferecendo atendimento a caminhoneiros, motociclistas e ciclistas. O foco do Instituto CCR é transformação social por meio de iniciativas de geração de renda, saúde, educação, cultura e esporte. Somente em 2021 foram aplicados mais de R$ 40 milhões em projetos sociais gerenciados pelo Instituto.  Saiba mais em www.institutoccr.com.br.

Sobre o BuZum

Em setembro de 2022, a cia de teatro BuZum! completa 12 anos de experiências e tem motivos de sobra para comemorar:são mais de 500 mil quilômetros para realizar 15 mil apresentações para mais de 700 mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, dos 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez, na Bolívia. Cada trajeto do BuZum! pode ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br ou pelo perfil no Instagram @ProjetoBuZum.

A cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.

Assessoria de Comunicação da CCR ViaCosteira  

E-mail Corporativo : comunicacao.viacosteira@grupoccr.com.br                 
Plantão de Jornalismo (48) 991906513
Condições de tráfego, Disque CCR ViaCosteira – 0800-255 55 50
/ WhatsApp (48) 3211-3130
Crédito das fotos do espetáculo “Perigo Invisível”: Lívia Simardi

Paulo Menzel

×