side-area-logo

Na Espanha, ministro da Infraestrutura faz visita técnica a portos com grande movimentação de cargas

Na Espanha, ministro da Infraestrutura faz visita técnica a portos com grande movimentação de cargas

Comitiva liderada por Marcelo Sampaio passará pelos hubs logísticos de Valência, Barcelona e Zaragoza

A movimentação logística e as boas práticas adotadas pelos espanhóis no setor portuário serão acompanhadas de perto nesta semana por comitiva do Ministério da Infraestrutura. Liderada pelo ministro Marcelo Sampaio, a equipe esteve nesta segunda-feira (21) no porto de Valência, na costa leste da Espanha. O empreendimento é considerado o maior terminal portuário do Mediterrâneo e o quarto da Europa em termos de volume de mercadorias.

“Nosso objetivo é levantar e avaliar as boas práticas e o esforço dos espanhóis para se tornarem um grande hub, principalmente de container. Aqui, são movimentados 5,5 milhões de contêineres por ano. Por isso, nosso olhar atento para essa movimentação será fundamental ao Brasil, principalmente para os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), que são nossos grandes portos de maior movimentação desse tipo”, avaliou o ministro.

Parte da programação do Brasil Export 2022, as visitas técnicas a empreendimentos portuários espanhóis têm como objetivo concluir os debates e acrescentar informações aos participantes do fórum. Até sexta-feira (25), Sampaio passará pelos portos de Barcelona, grande hub europeu e considerado o nono maior porto do continente; e de Zaragoza, situado no trecho Madri-Barcelona. Ocupando área de 12,8 milhões de metros quadrados, o porto de Zaragoza possui as maiores instalações logísticas da Europa, sendo um centro intermodal de transportes.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Paulo Menzel

×