Seis meses após início da operação, empresa de Taquari fatura 135% da meta, abre filial em Porto Alegre, chega aos estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Ceará e mira mercado da Bahia
Com 20 anos de história em telecom e atuação nacional, atendendo principalmente provedores de internet, a OIW é a maior importadora de fibra óptica do Brasil por três anos consecutivos (2020, 2021 e 2022) e agora segue os mesmos passos no mercado de energia solar. Iniciada em julho de 2022, a receita com venda de geradores fotovoltaicos superou em 35% a meta inicialmente estabelecida pela OIW. Em 2023, a meta é elevar em 200% o atual faturamento até o final do primeiro semestre. “Estamos preparando nossos estoques e nossa equipe para atingir este resultado”, afirma o gerente comercial da OIW Solar, Leandro Farina.
A OIW vem aumentando substancialmente a captação de novos integradores – responsáveis pela execução dos projetos de energia solar nas residências e empresas. “Já ultrapassamos a barreira de 1 mil integradores cadastrados na nossa plataforma desde o início da operação”, revela Farina. Agora, com a entrada de novas equipes no time comercial para atendimento nacional, as perspectivas são ainda mais otimistas. “Nossa lista de positivação de cadastros é de no mínimo dois novos integradores por vendedor. Isso tem nos dado no mínimo 10 clientes novos por dia”.
Em janeiro, a OIW Solar inaugurou filial em Porto Alegre para reforçar a presença no estado e também atuar como base da expansão de vendas de kits fotovoltaicos no país para os integradores. Em fevereiro, a empresa começa a entregar pedidos a partir dos seus Centros de Distribuição em Montes Claros/MG, Cuiabá/MT e Maracanaú/CE. O próximo passo da expansão, previsto para o segundo semestre, é chegar ao mercado baiano. O atendimento aos clientes terá como base o seu Centro de Distribuição em Ilhéus/BA, onde a empresa também conta com robusta estrutura logística, atualmente focada no mercado de Telecom.
“Estamos aproveitando nosso potencial logístico de distribuição em todo o Brasil e nossa proximidade com os integradores. Em solar, o grande desafio é o transporte rodoviário, e a OIW Solar tem um grande ganho de competitividade por estar perto dos clientes”, destaca o sócio-diretor Roberto Azambuja Ferreira.
Parcerias e portfólio
A projeção para 2023 é se firmar como player distribuidor e consolidar sua atuação nacional. “Estamos usando muita sinergia com telecom, tanto nossa estrutura física e marketing quanto nossos canais de importação e logística”, explica Ferreira. Quando entrou em operação, em julho do ano passado, a OIW concentrou atuação nos estados da região Sul e em São Paulo, a partir de seus Centros de Distribuição em São Francisco do Sul/SC e Taquari/RS (sede da empresa).
Para atender à expansão, a empresa também investiu na contratação de novos colaboradores e começa o ano com novos fornecedores e diversificação do portfólio. De acordo com Ferreira, parcerias recém-seladas com fornecedores conceituados como Sunova, Solis e Hoymiles chegam para agregar ainda mais qualidade, trazer segurança e disponibilizar novos produtos de alta tecnologia ao mercado. Itens de última geração como os microinversores solares – que otimizam o potencial energético das placas solares – e os carregadores para carros elétricos são dois exemplos de equipamentos que começam a ganhar cada vez mais a atenção do consumidor.
“Começamos com uma linha menor e agora estamos implementando a segunda fase de nosso projeto, que é complementar o portfólio com mais produtos e acessórios focados na demanda dos consumidores “, explica o diretor. A empresa também traz outras soluções inovadoras, como os módulos do tipo full-screen – tecnologia até 11,5% mais eficiente em relação às placas convencionais, baterias para armazenamento, entre outros mais de 100 produtos.
Potência em distribuição e canal direto com o cliente
Mais de 95% dos equipamentos de energia solar são importados, especialmente da China, o que dificulta a capacidade de entrega para quem não trabalha com estoques. “Vamos consolidar processos e atuar para garantir disponibilidade do produto no tempo certo, além de preços competitivos”, destaca o gerente Leandro Farina. Segundo ele, a empresa está se organizando para crescer de forma planejada e orgânica. “Nossa meta é ser um player relevante em distribuição no Brasil”, afirma.
As estruturas regionais da OIW permitem agilidade e competitividade, ao aproximar a empresa das pessoas. Um dos diferenciais é o canal de relacionamento aberto com o cliente, por meio de um atendimento humanizado e contato personalizado com o vendedor. “Fugimos um pouco do e-commerce para que o cliente se sinta seguro e amparado”, completa o gerente.
Sobre a OIW
A OIW Telecom é a maior importadora de cabos de fibra óptica para telecomunicações do país nos últimos 3 anos – somente em 2022, vendeu mais de 850 mil km em cabos do tipo; além de contar com fabricação e distribuição de ONUs, OLTs e diversos outros produtos para soluções em FTTx, Wi-Fi, Infraestrutura e Redes, atendendo a provedores e outros players da área. Sua matriz está localizada em Taquari/RS. Além da sede, possui unidades produtivas e centros de distribuição em SC, MG, MT, BA, CE e escritório comercial em São Paulo e Porto Alegre. São cerca de 180 funcionários atuando em suas unidades. Em julho de 2022, entrou em operação a OIW Solar – novo braço de negócio voltado à energia solar, com foco na distribuição de kits fotovoltaicos e produtos de energias renováveis para integradores em todo o Brasil.
Crédito foto: Marcos Nagelstein/Agência Preview