side-area-logo

Aeroporto de Viracopos deverá perder área na nova licitação

Aeroporto de Viracopos deverá perder área na nova licitação

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), que passa por processo de devolução ao governo pela concessionária ABV (Aeroporto Brasil Viracopos) e que será, na sequência, submetido a nova licitação de concessão, deverá perder parte de sua área territorial no novo processo.A informação é revelada em matéria publicada pela Folha de São Paulo na segunda-feira, 31 de maio, a respeito da busca de apoio, por parte do aeroporto, junto a políticos de Campinas para evitar a redução de terreno.

Embora não tenho sido apresentado publicamente o projeto oficial mostrando a referida redução de área, tal movimento fica evidente na resposta que o Ministério da Infraestrutura e a Secretaria Nacional de Aviação Civil deram à Folha sobre a questão.

Os órgãos governamentais afirmaram que, mesmo com o espaço menor, o aeroporto ainda poderá comportar outras duas pistas. Portanto, há a efetiva confirmação de que a nova concessão envolverá perda de área.

A suspeita é de que a especulação imobiliária nos valorizados terrenos do entorno da estrutura aeroportuária estejam pressionando pela liberação de áreas antes destinadas ao sítio do aeroporto.

Fonte: Aeroin

Paulo Menzel

×