side-area-logo

FETRANSUL e SETCERGS recebem prefeito de Porto Alegre para tratar das prioridades do setor

FETRANSUL e SETCERGS recebem prefeito de Porto Alegre para tratar das prioridades do setor

Os presidentes da FETRANSUL, Afrânio Kieling, e do SETCERGS, Sérgio Gabardo, receberam o prefeito da capital, Sebastião Melo, no prédio que sedia as duas entidades. Foi a primeira visita de Melo à federação e ao sindicato como prefeito. O objetivo da reunião, na noite desta quarta-feira (17), foi tratar das prioridades e das demandas do setor de logística e transporte rodoviário de cargas.

Só no Rio Grande do Sul, são treze mil transportadoras, com frota estimada de 280 mil caminhões. A FETRANSUL abrange treze sindicatos patronais em todas as regiões do Estado, sendo o SETCERGS, de Porto Alegre e região metropolitana, o maior deles. O prefeito reconheceu a importância do setor: “Acho que a prefeitura precisa fazer parcerias, este é um setor estratégico para a cidade, começando pelo Porto Seco, que é uma região importante para o abastecimento da cidade. Quero cuidar do acesso norte, que é uma obra que está vinte anos atrasada. Queremos que os caminhões sejam emplacados aqui, porque é IPVA para a cidade. Nosso governo é um governo de muita liberdade econômica. Vamos trabalhar muito para facilitar a abertura de negócios, acabar com tanta papelada”.

Kieling destacou a necessidade de ter um diálogo permanente e construtivo com o poder executivo: “É muito importante a presença do prefeito aqui. Ele está colocando a prefeitura em sintonia com a FETRANSUL e o SETCERGS, e eu acho que vai ser uma grande parceria. O setor não quer nada de graça da prefeitura, nós só queremos que as autoridades nos ajudem a encontrar soluções para os problemas em comum. O Porto Seco, por exemplo. Há muitos anos nós lutamos para melhorar aquela região, mas os problemas continuam. Agora, ele nos disse que vai buscar verba junto ao governo federal para fazer o acesso norte, porque é o grande problema que nós temos ali na saída do Porto Seco. Outra questão que os transportadores pedem muito para a FETRANSUL é para que o Porto Seco seja um espaço também para as empresas do interior. As pequenas empresas que chegam em Porto Alegre e não têm onde estacionar seus caminhões. Acabam estacionando nas ruas, atrapalham o trânsito, isso é mobilidade urbana. Então, a ideia da FETRANSUL, que será negociada via SETCERGS, é que a prefeitura transforme o Porto Seco em um Hub para as empresas de transporte de cargas, incluindo as pequenas. E o prefeito e os secretários mostraram total disposição para dialogar”.

Na mesma linha, Gabardo afirmou que “é muito importante estarmos nos relacionando com todas as autoridades porque ninguém sobrevive sem um relacionamento sério, honesto e aberto. A parceria e a compreensão da prefeitura são fundamentais para o setor. E também gostei muito do que ouvi sobre a nossa feira, a Transposul”.

Melo disse que, no que depender da prefeitura, fará o possível para que a Transposul 2021 possa ser realizada neste ano, com segurança. Em 2020, a segunda maior feira do setor no país teve que ser adiada por causa da pandemia. “Nós vamos ser parceiros, nós vamos fazer tudo que a prefeitura pode e um pouco mais para que esse evento saia. É muito importante porque nós sempre dissemos na campanha que a economia e a saúde precisam caminhar juntas pelo bem da cidade. É com muito carinho que estamos aqui, o Gabardo e o Afrânio são dois grandes líderes. Vamos caminhar juntos para melhorar a vida da cidade e a vida das pessoas”.

O prefeito estava acompanhado de alguns secretários, entre eles, o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Germano Bremm, o secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone, o secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Záchia. Também estavam presentes o procurar-geral do município, Roberto Rocha, o deputado estadual Ernani Polo, o vereador e líder do governo na Câmara de Vereadores, Idenir Cecchim, e o prefeito de Portão, Delmar Hoff.

FONTE: Assessoria de Imprensa da FETRANSUL

Fotos: Guilherme Gargioni

Paulo Menzel

×