Porto do Rio de Janeiro comemora 111 anos

Com alta de movimentação e faturamento.

Em análise dos últimos cinco anos, a movimentação deste ano tem crescimento previsto acima de 10,5%, e o faturamento do primeiro semestre foi 14,8% maior que o mesmo período do ano passado.

Números divulgados pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) evidenciam que o Porto do Rio de Janeiro, que completa 111 anos no dia 20 de julho (terça-feira), vem apresentando uma crescente média anual na movimentação de cargas nos últimos cinco anos, com uma tendência de alta de 10,5% este ano, em relação ao ano passado. A análise da área de Planejamento de Negócios da Autoridade Portuária aponta ainda que o faturamento do porto alcançou R$147,4 milhões no primeiro semestre de 2021, o que corresponde a um incremento de 14,8% na comparação ao primeiro semestre de 2020.

Segundo os dados do relatório, os maiores volumes de carga movimentados pelo Porto do Rio de Janeiro no período 2016-2021 (até junho) foram registrados em dezembro de 2020, com cerca de 841 mil toneladas, seguido de junho de 2021, com 835 mil toneladas. O total de cargas movimentadas no primeiro semestre de 2021 somou 4,5 milhões de toneladas, podendo ser considerado o melhor semestre da série histórica iniciada em 2016. O principal tipo de carga movimentada no porto é a conteinerizada, mas vale destacar as elevações da exportação de ferro gusa e da importação de trigo e produtos siderúrgicos, além da crescente prestação de serviços especiais, como o apoio marítimo às bases offshore do pré-sal.

O diretor de Negócios e Sustentabilidade da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Jean Paulo Castro e Silva, ressalta que “é interessante notar que o crescimento na média anual da movimentação de cargas dos últimos cinco anos vem se mantendo mesmo diante da crise econômica causada pela pandemia, provando a capacidade de resiliência do porto”. O diretor explica que “o incremento do faturamento está em sinergia com esse crescimento da movimentação de cargas, bem como devido ao aumento da receita com tarifas portuárias”.

Projeção 2021 — O prognóstico para a movimentação de cargas no Porto do Rio de Janeiro sugere mais um recorde na movimentação de cargas a ser alcançado no ano de 2021, haja vista o número já alcançado na primeira metade do ano. — De acordo com o padrão da movimentação de cargas, observamos que o segundo semestre de todos os anos do período analisado costuma registrar incremento nos volumes movimentados. Se considerarmos uma projeção conservadora de perpetuação da média do primeiro semestre no restante do ano, podemos estimar cerca de nove milhões de toneladas movimentadas para 2021 — prevê Jean Paulo.