side-area-logo

Revisão Tarifária da Força e Luz João Cesa entra em consulta

Revisão Tarifária da Força e Luz João Cesa entra em consulta

A diretoria da ANEEL aprovou, nesta terça-feira (8/6), a abertura da Consulta Pública nº. 032/2021, destinada ao aprimoramento da proposta referente à 5ª Revisão Tarifária Periódica da Empresa Força e Luz João Cesa Ltda, responsável pela distribuição de energia elétrica no município de Siderópolis (SC). O debate com a sociedade tem início nesta quarta-feira, 9/6, e prossegue até o dia 26/7.

Além da revisão, a consulta tratará da definição dos correspondentes limites dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) da distribuidora, para o período de 2022 a 2026.

Confira abaixo os índices propostos:    

EmpresaConsumidores residenciais – B1
João Cesa11,58%
 EmpresaClasse de Consumo – Consumidores cativos
Baixa tensão
em média
Alta tensão
em média
Efeito Médio
para o consumidor
João Cesa11,64%1,93%9,55%


O efeito médio de 9,55% decorre, entre outros fatores, do custo da compra de energia e dos encargos setoriais.

Importante destacar que os índices propostos são preliminares – após a análise das contribuições recebidas, os valores definitivos serão aprovados para entrar em vigor a partir de 29 de agosto de 2021.

As contribuições à Consulta Pública nº. 032/2021 deverão ser enviadas para os e-mails:             

A discussão também será objeto da Audiência Pública nº 017/2021, que será realizada em formato virtual, no dia 25 de junho.

Mais informações sobre processos tarifários podem ser acessadas no link Entendendo a Tarifa, e no aplicativo ANEEL Consumidor – disponível para dispositivos móveis Android ou IOS.     

Link curto para esta página: https://bit.ly/3ct3hE5

Paulo Menzel

×