Modal também apresenta recordes na movimentação de cargas transportadas e no número de voos internacionais

Aviação civil brasileira ultrapassa marca de 10 milhões de viajantes pela primeira vez na história

Aviação civil brasileira ultrapassa marca de 10 milhões de viajantes pela primeira vez na história

Otransporte aéreo no Brasil não para de acumular recordes. Desta vez, a marca histórica foi alcançada em três indicadores do modal: movimentação de passageiros, número de voos para o exterior e quantidade de cargas transportadas por via aérea. Em março deste ano, mais de 10,2 milhões de pessoas utilizaram a aviação comercial em viagens nacionais e internacionais, resultado que representa um crescimento de 8% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No mercado doméstico, a movimentação teve alta de 6%, com 7,9 milhões de viajantes. A variação positiva no mercado internacional foi ainda maior, de 15,5%, com embarques ou desembarques de 2,3 milhões de turistas.

O ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) destacou que o setor está em constante crescimento, o que tem trazido benefícios importantes não apenas ao turismo. “Os números são excepcionais e reforçam que o setor aéreo tem crescido de acordo com a economia do país. O resultado representa um acréscimo de quase 800 mil turistas na aviação apenas no mês de março. Se considerarmos os dados do primeiro trimestre, são 2,3 milhões de viajantes a mais inseridos na aviação brasileira. Isso representa mais emprego, desenvolvimento econômico das cidades e aumento da renda do nosso povo”, afirmou.

O secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, também ressaltou os avanços: “São números animadores que atestam não só a economia brasileira aquecida, como também refletem os investimentos que o Governo Federal vem realizando na aviação civil, com a recuperação de aeroportos e melhorias na infraestrutura do setor. Temos mais brasileiros voando, mais cargas sendo transportadas e maior oferta de assentos, o que gera mais empregos, renda e oportunidades para os brasileiros”.

A movimentação de turistas no mercado internacional segue em alta há 48 meses e, desde outubro de 2023, a quantidade de passageiros transportados nesse segmento vem batendo sucessivos recordes mensais, superando os melhores resultados até então registrados. O número de voos para o exterior também acumula altas consecutivas, com recordes registrados mês após mês desde julho de 2024. Em março deste ano, o número de decolagens ultrapassou a marca de 13,3 mil — o maior já registrado para o mês desde o início da série histórica, em 2000 —, representando um aumento de 15% em relação a março do ano passado.

As rotas internacionais mais operadas em março concentraram-se na América do Sul. Entre as 10 primeiras, 8 estão localizadas no subcontinente. Com 746 voos realizados no terceiro mês do ano, a rota Guarulhos–Buenos Aires, na Argentina, foi a que registrou o maior fluxo, seguida por Santiago–Guarulhos, Galeão–Buenos Aires, Santiago–Galeão e novamente Galeão–Buenos Aires.

Impulsionado pelo mercado internacional, o transporte de cargas apresentou o melhor resultado do modal aéreo para um mês de março nos últimos 25 anos: foram 116 mil toneladas movimentadas. Desse total, 77,3 mil toneladas foram despachadas para o exterior, um incremento de 4,5% em relação a março de 2024. O indicador registra variação positiva há 12 meses consecutivos.

Os dados apresentados fazem parte do Relatório de Demanda e Oferta, divulgado mensalmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×