
Realizada pela primeira vez em março, estratégia visa reduzir frete, emissões e custos para produtores utilizando a estrutura ferroviária entre Santos (SP) e Mato Grosso.
A Cargill, em parceria com a Brado Logística, iniciou uma nova operação para otimizar a logística de insumos agrícolas no Brasil. A iniciativa aproveita as embarcações utilizadas na exportação de algodão para trazer defensivos agrícolas, combinando o transporte ferroviário do Porto de Santos (SP) até o Mato Grosso.
Realizada pela primeira vez em março, a operação visa reduzir frete, emissões e custos para produtores, utilizando a estrutura ferroviária.
“Cada operação logística tem suas especificidades. Identificamos uma oportunidade de utilizar operações que exportam commodities brasileiras com esse potencial de voltarem com cargas de insumos agrícolas e, por meio dessa parceria, conseguimos otimizar custos com frete, melhorar a logística, evitar desperdício e reduzir a emissão de carbono no transporte”, afirmou o líder de Container Trade Lane da Cargill Brasil, Rafael Felicissimo.
A chegada dos primeiros carregamentos ao Porto de Santos marcou o início da operação, que prevê o aumento gradual do volume de contêineres desembarcados semanalmente. “Para o produtor rural, oferecemos os insumos agrícolas com valor mais competitivo, colaborando com a economia para o nosso cliente”, destacou o líder de Crop Protection & Seeds da Cargill Brasil, Danilo Rezende.
De acordo com o executivo de vendas da área de insumos agrícolas da Brado, Marcus Nascimento, a parceria com a Cargill representa um avanço na otimização dos fluxos logísticos do agronegócio brasileiro.
“Ao integrarmos defensivos e fertilizantes ao escopo de operações nessa parceria, reforçamos a responsabilidade e comprometimento com nossos clientes”, disse Nascimento. “Nossa solução multimodal com base ferroviária garante maior eficiência econômica e sustentabilidade, elevando a segurança, previsibilidade e competitividade, com menor impacto ambiental.”