A pedido da CNT, o deputado Leônidas Cristino (PDT/CE) aditou seu requerimento para garantir a participação da Confederação no debate sobre o impacto do combustível sustentável no transporte
Por Agência CNT Transporte Atual
26/10/202314h00

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) foi convidada para participar de uma audiência pública que vai tratar sobre a implantação do hidrogênio verde no Brasil. O evento chamado “Cenário do Setor de Hidrogênio Verde no Brasil” será promovido pela Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.
O REQ nº 160/2023 CME, proposto pelo deputado Leônidas Cristino (PDT/CE), foi aprovado na quarta-feira (25), no âmbito da Subcomissão Especial Hidrogênio Verde e Concessões de Distribuição. O objetivo é convidar a CNT, um dos protagonistas do setor que mais utiliza combustível no país, para apresentar o posicionamento do transporte.
Além da CNT, também devem participar da audiência:
- Representante do Ministério de Minas e Energia;
- Representante do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima;
- Representante do Ministério das Relações Exteriores; e
- André Valente Bueno, da Universidade Federal do Ceará.
Hidrogênio verde em pauta no Congresso
Segundo o deputado autor, a coleta de sugestões do público é fundamental para que o Parlamento acompanhe e amplie os debates sobre o tema. Além disso, espera-se promover análises de políticas públicas de incentivo e fomento ao desenvolvimento e aplicação dessa tecnologia, “envolvendo a participação da comunidade científica, especialistas, investidores, produtores, usuários e a sociedade em geral”.
Ainda não foi marcada a data desta reunião. Está prevista a realização de, ao menos, mais três outras audiências públicas e de um seminário.
Na semana passada, a CNT realizou uma apresentação sobre o hidrogênio renovável a convite do SETCESP para integrantes das empresas da Comissão de Sustentabilidade. Em agosto, a Confederação participou de outra audiência, desta vez no Senado, para falar sobre hidrogênio verde.
Para ampliar o conhecimento do transportador sobre a possibilidade do uso de combustíveis sustentáveis, a Confederação editou a série CNT Energia no Transporte.
Acesse a publicação: Hidrogênio Renovável – Uma das rotas para descarbonizar o transporte rodoviário