side-area-logo

Embraer anuncia investimento na Xmobots

Embraer anuncia investimento na Xmobots

Empresa referência em desenvolvimento de robótica móvel e drones.

A Embraer anunciou no dia 20 de setembro (terça-feira), a assinatura de acordo de investimento para participação minoritária na XMobots, empresa localizada em São Carlos, interior de São Paulo, classificada como a maior companhia de drones da América Latina. A transação será realizada via fundo de investimentos cuja quotista única é a Embraer, com opção de aporte adicional futuro. A conclusão está sujeita ao cumprimento de condições e obtenção de aprovações usuais a este tipo de transação.

O negócio tem o objetivo de acelerar o futuro do mercado de drones autônomos de médio e grande porte, exploração conjunta de novos nichos de mercado e ampliar a rede de colaboração em pesquisa de novas tecnologias que tenham sinergias com as áreas de desenvolvimento tecnológico, unidades de negócio e inovação da Embraer, bem como a Embraer-X.

— Nossa estratégia de investimento e operações de capital de risco têm forte ênfase na inovação e parcerias, que são pilares do nosso plano de crescimento para os próximos anos —disse Daniel Moczydlower, Head de Inovação da Embraer e presidente e CEO da Embraer-X. —Iniciativas como essa são fundamentais para alavancar ecossistemas, valorizar o conhecimento e reconhecer empreendedores que geram negócios com potencial de crescimento exponencial e criação de alto valor para a sociedade—.

Com uma equipe engajada e criativa, a XMobots nasceu com a missão de desenvolver o mercado de robôs móveis e ajudou a tornar os drones uma realidade cotidiana para os mercados de Agricultura de Precisão e Geotecnologias no Brasil e América Latina.

— Este engajamento resulta em inovações como plataformas provedoras de serviços com drones, tecnologias híbridas de propulsão e potência, inteligência artificial de análise de imagens, e principalmente em certificações aeronáuticas— disse Giovani Amianti, fundador e CEO da XMobots. — Com este investimento conseguiremos caminhar juntos no desenvolvimento de tecnologias que consolidarão os robôs aéreos autônomos e aceleraremos as soluções para os mercados de Geotecnologias, Agro, Ambiental, Inspeção, Defesa e Segurança Pública, Logística e Mobilidade Urbana que são pontos de convergência entre XMobots e a Embraer—.

A partir da conclusão da transação, as empresas pretendem trabalhar de forma conjunta na criação de memorandos de entendimento relacionados à atuação em mercados Civis e de Defesa & Segurança.

A parceria está apoiada nos mais de 50 anos de história e experiência da Embraer em desenvolver, certificar, fabricar, comercializar aeronaves e oferecer serviços pós-venda.

Embraer — Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer (NYSE: ERJ) tem negócios em Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo Serviços e Suporte aos clientes no pós-venda. Desde que foi fundada em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves.

Em média, a cada dez segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano. A Embraer é a principal fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil.

A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa. | www.embraer.com.

Xmobots — Presente no mercado desde 2007, a XMobots é a principal empresa de Drones da América Latina, classificada como a 14ª maior empresa de drones civis do mundo pela Drone Industry Insights, consultoria global referência em pesquisas sobre o mercado de drones. A XMobots é especializada no desenvolvimento e fabricação de drones VTOL de alto desempenho e de tecnologias correlatas, como sensores multiespectrais, sensores optrônicos giroestabilizados, softwares de análise de dados baseados em Inteligência Artificial, plataforma provedora de serviços com drones, entre outras.

Com cerca de 200 funcionários, entre os quais mais de 60 engenheiros na pesquisa e desenvolvimento, a empresa possui uma atuação consolidada na venda de drones e serviços para mercados como Agricultura, Geotecnologias, Defesa e Segurança, além de desenvolver novos projetos para o setor Logístico e de Mobilidade Urbana. As atividades da XMobots abrangem 100% do território nacional e países da América Latina e África.|www.xmobots.com.br

Embraer-X — A Embraer-X é uma incubadora e agente de inovação da Embraer que transforma ideias em negócios inovadores. Sediada na Costa Espacial da Flórida em Melbourne, EUA, com escritório no Brasil e Holanda, tem o objetivo de estruturar novos negócios de alto retorno para expandir o mercado global da Embraer e evitar disrupções, combinando agilidade e adaptabilidade com a expertise em soluções complexas para alavancar o ecossistema de mobilidade multimodal e integrada. | embraerx.embraer.com

https://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=423609

Paulo Menzel

×