side-area-logo

Novo Audi Q5 TFSIe é eleito o melhor híbrido do Brasil no prêmio Carro do Ano 2023

Novo Audi Q5 TFSIe é eleito o melhor híbrido do Brasil no prêmio Carro do Ano 2023

Modelo venceu a categoria inédita na premiação Carro do Ano 2023, da Autoesporte. Primeiro veículo híbrido plug-in da marca no país foi lançado em julho deste ano no mercado nacional. Veículo tem potência combinada de 367 cavalos e 500 Nm de torque; autonomia puramente elétrica atinge 62 quilômetros.

O novo Audi Q5 TFSIe foi eleito o “Carro Híbrido do Ano 2023” na 56ª edição do Carro do Ano, da revista Autoesporte, a principal premiação automotiva do país. Lançado em julho deste ano como o primeiro veículo híbrido plug-in da marca no Brasil, o modelo oferece potência combinada de 367 cavalos e 500 Nm de torque. A autonomia puramente elétrica atinge até 62 quilômetros.

A Audi do Brasil também foi finalista nas categorias “Carro Premium do Ano de R$ 150 mil até R$ 300 mil, com o Audi A3, e “Motor do Ano acima de 2.0”, com o propulsor Audi 2.0 PHEV.

—Estamos orgulhosos pelo reconhecimento da imprensa sobre o Q5 TFSIe, um modelo único em seu segmento que combina tecnologia, esportividade, sofisticação e eficiência energética. A Audi não foi a primeira marca a lançar um SUV de luxo híbrido, mas quando fez, trouxe o melhor produto do segmento. Essa conquista é fruto de um trabalho conjunto de colaboradores, rede de concessionárias e parceiros — afirma Cláudio Rawicz, diretor de Comunicação e Marketing da Audi do Brasil.

Novo Audi Q5 TFSIe — Moderno e eficiente, o novo Audi Q5 TFSIe iniciou as vendas no Brasil em julho deste ano como o primeiro veículo híbrido da marca no mundo. O modelo possui a terceira geração do motor 2.0 TFSI à combustão (EA888), que desenvolve 252 cavalos de potência e 370 Nm de torque, atuando em conjunto com um propulsor elétrico síncrono de imãs permanentes (PSM), com 105 kW (143 cv) de potência máxima e até 350Nm de torque máximo já disponível em baixas rotações. O conjunto é acoplado à transmissão S tronic de sete velocidades com aceleração de 0 a 100 km/h realizada em apenas 5,3 segundos e a velocidade máxima (limitada eletronicamente) é de 210 km/h. No modo puramente elétrico, a velocidade máxima é de 135 km/h. Com a potência combinada, o Audi Q5 TFSIe quattro desenvolve 367 cv e 500 Nm de torque.

A bateria em íon-lítio de alta tensão está localizada abaixo do piso do porta-malas, é composta por 104 células prismáticas e possui capacidade de armazenamento de energia de 17,9 kWh com uma tensão de 381 volts. Para o controle ideal de temperatura, o seu circuito de refrigeração é conectado tanto ao circuito de refrigeração do sistema de ar-condicionado quanto ao circuito de baixa temperatura que alimenta o motor elétrico. O sistema de ar condicionado, por sua vez, possui uma bomba de calor integrada altamente eficiente que agrupa o calor residual dos componentes de alta tensão. Na prática, o sistema permite gerar uma potência de aquecimento de até 3 kW com 1 kW de energia elétrica, o que amplia a eficiência energética do veículo e proporciona uma sensação térmica mais agradável aos ocupantes.

Com garantia de oito anos ou até 160 mil quilômetros, a moderna bateria proporciona uma autonomia no modo puramente elétrico entre 56 e 62 km, no ciclo WLTP. Para realizar o carregamento de forma prática e segura, os modelos TFSIe da linha Q5 vêm de série com um sistema de carregamento compacto para garagem. O Q5 TFSIe quattro pode ser recarregado também em tomadas domésticas ou em tomadas industriais.

Paulo Menzel

×