Legislação alcança apenas os bons condutores

Agência Brasil

Publicado em 05/06/2026 – 14:31

Brasília

05.06.2026 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a assinatura da Sanção da CNH Brasil, na Granja do Torto. Brasília - DF.

Foto: Ricardo Stuckert / PR
© Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que permite a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para bons condutores.

A medida autoriza a renovação sem custos para motoristas que não cometeram infrações de trânsito sujeitas à pontuação nos últimos 12 meses. 

A sanção presidencial ocorreu após o Senado aprovar a Medida Provisória (MP) 1327/25), criada em dezembro do ano passado pelo governo federal beneficiar os condutores.

De acordo com o Palácio do Planalto, cerca de 2 milhões de motoristas já foram beneficiados com a renovação automática.

Economia

De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a renovação gratuita já fez a população economizar R$ 854,8 milhões.

Confira as principais mudanças na renovação da CNH

Relacionadas

Brasília (DF), 12/05/2026 - Sessão do Senado Federal. Foto: Carlos Moura/Agência Senado

Senado aprova MP da renovação automática da CNH para bons condutores

Câmara aprova MP que prevê renovação automática de CNH

Novos pedidos de CNH quadruplicam em janeiro, mostra Senatran

Edição: Aécio Amado

https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2026-06/lula-sanciona-lei-que-garante-renovacao-automatica-da-cnh

Deixe um comentário

×