
E É SÓ NOTÍCIA BOA!
O projeto do Porto Meridional, em Arroio do Sal, deu mais um passo importante rumo à sua implantação com a realização das audiências públicas que integram o processo de licenciamento ambiental conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Considerado um dos maiores projetos de infraestrutura em desenvolvimento no Rio Grande do Sul, o empreendimento prevê investimentos da ordem de R$ 6,5 bilhões e tem expectativa de iniciar suas operações por volta de 2030.
As audiências públicas, marcadas para os dias 16 de junho em Arroio do Sal e 18 de junho em Porto Alegre, representam uma etapa fundamental na análise do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima). Após essa fase, o Ibama deverá avaliar as contribuições da sociedade e dos órgãos envolvidos antes de deliberar sobre a emissão da Licença Prévia (LP), documento que atesta a viabilidade ambiental do projeto.
De acordo com os responsáveis técnicos, os estudos realizados indicam que o empreendimento é ambientalmente viável, desde que sejam cumpridas as medidas de mitigação e compensação previstas. A expectativa é que a Licença Prévia seja concedida ainda em 2026. Na sequência, deverão ser atendidas as condicionantes para a obtenção da Licença de Instalação (LI), prevista para o primeiro semestre de 2027, permitindo o início das obras.
O cronograma apresentado prevê que a construção tenha início entre o final de 2027 e o começo de 2028, com prazo estimado de 36 meses para conclusão. Entre as principais estruturas previstas estão os molhes de proteção, a dragagem do canal de acesso, os terminais de movimentação de cargas, áreas de armazenagem e uma ponte sobre a Lagoa de Itapeva, conectando o complexo portuário à BR-101.
O Porto Meridional contará com dez berços de atracação e terá capacidade para movimentar contêineres, grãos, fertilizantes, combustíveis, gás natural, carga geral e passageiros. O empreendimento recebeu autorização federal para exploração portuária em outubro de 2024 e será financiado integralmente pela iniciativa privada.
Além dos investimentos em infraestrutura, o projeto prevê importantes impactos econômicos para a região e para o Estado. A estimativa é de geração de aproximadamente 2,5 mil empregos diretos durante a fase de construção e entre 1,5 mil e 2 mil postos de trabalho permanentes na operação do terminal.
Para o MobiCaxias, iniciativas estruturantes como o Porto Meridional representam oportunidades estratégicas para fortalecer a competitividade do Rio Grande do Sul, ampliar a capacidade logística estadual e reduzir a dependência dos portos de Santa Catarina e Paraná para o escoamento da produção gaúcha. O avanço de projetos dessa magnitude contribui diretamente para o desenvolvimento econômico regional, atração de investimentos e geração de empregos, temas alinhados às pautas defendidas pela Mobilização por Caxias do Sul.
Os estudos ambientais identificaram 32 impactos relacionados à implantação e operação do porto. Para minimizar esses efeitos, estão previstos programas de monitoramento ambiental, controle da qualidade da água, acompanhamento de sedimentos, controle de ruídos, educação ambiental e qualificação profissional.
Com apoio institucional dos governos federal, estadual e municipal nos processos regulatórios e administrativos, o Porto Meridional consolida-se como uma das mais relevantes iniciativas de infraestrutura em andamento no Estado, reforçando as perspectivas de modernização logística e crescimento sustentável para as próximas décadas. O empreendimento também está alinhado às diretrizes do Projeto Caxias 2040, liderado pelo MobiCaxias, especialmente nos eixos voltados ao fortalecimento da infraestrutura logística, à ampliação da competitividade regional, à atração de investimentos e à promoção do desenvolvimento econômico sustentável da Serra Gaúcha e do Rio Grande do Sul.
Diante da relevância estratégica do empreendimento para a infraestrutura e a competitividade do Rio Grande do Sul, o MobiCaxias está mobilizando seus voluntários, conselheiros e representantes da comunidade para participarem das audiências públicas que integram o processo de licenciamento ambiental do Porto Meridional. Os encontros serão realizados nos dias 16 de junho, em Arroio do Sal, e 18 de junho, em Porto Alegre, constituindo um importante espaço de diálogo e participação social sobre um projeto com potencial de gerar impactos positivos para o desenvolvimento econômico e logístico da Serra Gaúcha e de todo o Estado.
Com o objetivo de incentivar a participação da sociedade civil organizada, o MobiCaxias disponibilizará transporte gratuito, com ida e volta, para ambas as audiências públicas. O deslocamento para Arroio do Sal ocorrerá no dia 16 de junho e para Porto Alegre no dia 18 de junho. As vagas no micro-ônibus são limitadas e os interessados devem confirmar sua participação por meio deste formulário. A iniciativa busca ampliar o engajamento da comunidade regional em uma discussão alinhada às diretrizes do Projeto Caxias 2040, especialmente nos temas relacionados à infraestrutura logística, competitividade, atração de investimentos e desenvolvimento sustentável.
Saiba Mais:
