Convite reforça a integração entre iniciativas de desenvolvimento regional e a construção de uma agenda estratégica para os Campos de Cima da Serra.

E É SÓ NOTÍCIA BOA!
O MobiCaxias participou, na quinta-feira (27), do primeiro encontro do grupo de governança do Território Empreendedor Campos de Cima da Serra, realizado na Vinícola Campestre, em Vacaria. O encontro reuniu lideranças, representantes de entidades, empreendedores e instituições comprometidas com a construção de uma estratégia conjunta de desenvolvimento para a região.
Convidado para contribuir com a experiência da Mobilização Regional Serra Gaúcha, o Diretor Executivo do MobiCaxias, Rogério Rodrigues, apresentou o case de mobilização desenvolvido pela entidade e compartilhou os principais resultados alcançados por meio dos projetos Agenda Eleições 2022 e Agenda Eleições 2026.
Durante a apresentação, Rogério destacou a importância da articulação entre diferentes setores da sociedade para transformar demandas regionais em prioridades, projetos e ações concretas. A experiência do MobiCaxias demonstrou como a união de entidades empresariais, poder público, universidades e sociedade civil pode fortalecer a representação regional e ampliar a capacidade de influência na definição de políticas públicas e investimentos.
A Mobilização Regional Serra Gaúcha atua a partir da construção coletiva de pautas estratégicas para o desenvolvimento da região, buscando integrar municípios, instituições e lideranças em torno de projetos estruturantes. Nesse contexto, as Agendas Eleições 2022 e 2026 consolidaram demandas prioritárias da Serra e estabeleceram compromissos relacionados a infraestrutura, logística, desenvolvimento econômico, inovação e qualidade de vida.
A participação no encontro também permitiu ao MobiCaxias compartilhar aprendizados sobre governança, mobilização e continuidade de projetos, contribuindo para o debate sobre os caminhos que podem ser construídos para os Campos de Cima da Serra.
O Território Empreendedor Campos de Cima da Serra, iniciativa do Sebrae RS, aqui conduzida pelo Sebrae Serra Gaúcha que busca fortalecer a capacidade de desenvolvimento da região a partir da articulação de lideranças e instituições. A proposta envolve os municípios de Vacaria, Bom Jesus, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Esmeralda, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Pinhal da Serra e São José dos Ausentes, reunindo diferentes atores na identificação de potencialidades, desafios e oportunidades.
Para o MobiCaxias, a aproximação com o grupo de governança representa uma oportunidade de ampliar a integração entre as diferentes iniciativas de desenvolvimento existentes no Estado. A experiência acumulada pela Mobilização Regional Serra Gaúcha demonstra que territórios mais articulados têm maior capacidade de estabelecer prioridades, mobilizar recursos e transformar planejamento em resultados.
O encontro realizado na Vinícola Campestre marca, assim, um novo momento de construção coletiva para os Campos de Cima da Serra, com a participação de diferentes lideranças na definição de uma visão de futuro e de uma agenda capaz de contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região.
A Serra que queremos está sendo construída pela mobilização, pela união de lideranças e pela capacidade de transformar projetos em ações concretas.
Saiba Mais:
Galeria de Fotos
.jpeg)

.png)


.jpeg)


