Ferroviário do Ano.

Executivo foi escolhido como Ferroviário do Ano por sua trajetória na indústria ferroviária brasileira e pela dedicação ao setor à frente da ABIFER

Com 47 anos dedicados ao setor, Vicente Abate construiu uma trajetória que se confunde com a própria história recente da indústria ferroviária no Brasil. Engenheiro metalurgista formado pela Escola de Engenharia Mauá, com pós-graduação pela Escola Politécnica da USP, MBA em Marketing pela FGV-SP e pela Babson College (EUA), e formação executiva pela Fundação Dom Cabral, Abate reúne sólida base técnica e ampla vivência em posições de liderança institucional.

Sua história no setor começou em fevereiro de 1979, na antiga Mafersa, onde passou seis anos atuando com vagões de carga — período em que teve contato próximo com o então presidente da companhia, José Carlos do Couto Viana. Em 1985, um convite de Antônio Cláudio de Campos, então diretor da Fábrica Nacional de Vagões (FNV), marcou uma nova etapa: ingressou na empresa, que depois foi comprada pelo grupo Iochpe-Maxion, onde Abate permaneceu até 2018. Ao todo, foram 34 anos dedicados às duas empresas, entre 1984 e 2018.

Desde novembro de 2018, atua também como consultor para a AmstedMaxion, em Cruzeiro, e a Greenbrier Maxion, em Hortolândia. A consultoria abrange suporte técnico, comercial e institucional, colocando à disposição do setor décadas de conhecimento e uma extensa rede de relacionamentos — inclusive junto a governos federal, estadual e municipal.

A GBMX fez parte de sua trajetória

Da operação à representação do setor

Em 26 de maio de 2009, Vicente Abate assumiu a presidência da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), cargo que ocupa até hoje e que o transformou em uma das vozes influentes da indústria ferroviária brasileira. Sob sua liderança, a entidade ampliou sua atuação institucional com iniciativas como o programa “Brasil Mais Trilhos” e o “ABIFER Conversa” — evento periódico de 60 minutos que promove diálogo direto com autoridades e personalidades do setor.

Quando assumiu a entidade, ela contava com 28 associadas e hoje soma 54 empresas.

Vicente Abate em discurso na Abifer

Sua atuação vai muito além da ABIFER. Abate também está presente em entidades como a Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Indústria Ferroviária Brasileira, a Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações de Classe de Infraestrutura (BRASINFRA), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE) e o Instituto de Engenharia, tecendo uma rede de relacionamentos que conecta indústria, poder público e sociedade civil em torno do desenvolvimento do transporte sobre trilhos no país. Ele é também um dos fundadores da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

Reconhecimento por uma trajetória de contribuições

A relevância de Vicente Abate para o setor ferroviário nacional já foi reconhecida por meio de importantes honrarias: a Medalha JK – Mérito do Transporte Brasileiro, concedida pela Confederação Nacional do Transporte (CNT); a Medalha Mérito Mauá, maior honraria do então Ministério da Infraestrutura, entregue pelo então ministro e atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; e a Condecoração Engenheiro Paulo de Frontin, concedida pela Associação de Engenheiros Ferroviários (AENFER) em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao progresso da ferrovia brasileira.

Agora, Abate foi eleito “Ferroviário do Ano”, comenda que reconhece sua trajetória e o coloca ao lado de outras lideranças históricas do setor, reconhecimento que, segundo o próprio executivo, é motivo de emoção e orgulho.

O lado pessoal por trás do executivo

Paulistano, foi por conta do trabalho no setor que Abate se mudou para Cruzeiro, cidade no interior paulista, em setembro de 1990, quando o grupo Iochpe-Maxion adquiriu a antiga FNV. Passadas mais de três décadas, a cidade segue sendo sua base – símbolo de como sua carreira se manteve enraizada em uma mesma região, em meio a tantas mudanças no cenário ferroviário nacional.

Aos 75 anos, completados em março, Abate é casado com Carmen e destaca a importância dela ao seu lado, o apoiando em todas as suas ações. Embora não tenha filhos biológicos, cultiva uma relação de grande carinho com Renzo, neto do coração de quase 24 anos que, mesmo cursando administração com foco em comércio exterior – longe do universo ferroviário -, acompanha de perto a trajetória do avô, tendo estado presente na cerimônia de entrega da Medalha Mérito Mauá, em Brasília.

Quando perguntado sobre os marcos mais significativos de sua carreira, Abate destaca justamente essa homenagem, ao lado do trabalho contínuo de registrar a memória do setor por meio de livros comemorativos sobre a história da ABIFER – um legado que, somado às honrarias recebidas e às iniciativas institucionais que ajudou a construir.

Além da família e do trabalho, Abate tem mais uma grande paixão, o Palmeiras. Seu semblante brilha ao falar do time do coração.

Ganhou, inclusive, um prêmio pela Revista Ferroviária

Prêmio Revista Ferroviária – Desde 1990, o Prêmio RF busca reconhecer e destacar a competência, a qualidade e a excelência de empresas e profissionais que integram o setor ferroviário. Nesse percurso, a homenagem de Ferroviário do Ano ganha um caráter singular, por celebrar aqueles que contribuíram para construir a trajetória da ferrovia brasileira. A definição do homenageado reflete o reconhecimento do próprio mercado, uma vez que a eleição é conduzida por um Colégio Eleitoral composto por mais de cinco mil profissionais com atuação comprovada no setor.

Com vocês, a nossa galeria:

Relembre todos os executivos eleitos Ferroviário do Ano pela Revista Ferroviária.

Guilherme Segalla de Mello

2024

Guilherme Segalla de Mello

Presidente da MRS Logística

Foi escolhido por sua atuação ao longo de toda trajetória no setor ferroviário, à frente da MRS e da GE Transportation, atual Wabtec Corporation, assim como sua atuação na Siemens.

Blairo Maggi

2019–2022

Blairo Maggi

Presidente do conselho da Abiove

A força do agronegócio e sua importância para as ferrovias e para a economia brasileira como um todo levou à escolha do nome do empresário e produtor.

Tarcísio Gomes de Freitas

2018

Tarcísio Gomes de Freitas

Ministro da infraestrutura

Recebeu o prêmio por sua atuação no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), criado no governo de Michel Temer.

Geraldo Alckmin

2017

Geraldo Alckmin

Governador do Estado de São Paulo

O prêmio foi concedido pela capacidade do governo de São Paulo de destravar as obras de expansão da malha ferroviária paulista, no âmbito da CPTM e do Metrô SP.

Humberto Freitas

2016

Humberto Freitas

Diretor de logística da Vale

Homenageado por sua extensa carreira na área de logística, onde já atuou em diversas diretorias da Vale em especial na área de ferrovias e portos.

Rubens Ometto

2015

Rubens Ometto

Presidente do conselho da Cosan

A escolha foi por conta da fusão da Rumo Logística com a ALL, que resultou no controle das concessões ferroviárias pelo grupo Cosan.

Murilo Ferreira

2014

Murilo Ferreira

Presidente da Vale

Entre as suas realizações, destacam-se a expansão da Estrada de Ferro Carajás e a criação da VLI – um grande projeto logístico formado com a participação de investidores internacionais.

Alexander Siegfried Ellwanger

2013

Alexander Siegfried Ellwanger

Presidente da IAT Pandrol Brasil

Reconhecido por seu trabalho no setor ferroviário, principalmente com a IAT e seu distribuidor, a BR Railparts, que conseguiram a maior encomenda de grampos já registrada no Brasil: 8,5 milhões, adquiridos pela Valec, para a Ferrovia Norte Sul e para a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

Dilma Rousseff

2012

Dilma Rousseff

Presidente da República

Escolhida por seu entusiasmo com o transporte ferroviário, manifestado desde sua passagem pela Casa Civil.

Marcos Lutz

2011

Marcos Lutz

Presidente da Cosan

Foi em sua gestão que a Cosan fechou o acordo com a ALL para o transporte de 9 milhões de toneladas de açúcar por ano, entre o interior de São Paulo e o porto de Santos. O projeto envolveu o investimento de R$ 1,1 bilhão na compra de 729 vagões e 50 locomotivas, melhorias e duplicação da via.

Bernardo Figueiredo

2010

Bernardo Figueiredo

Diretor-geral da ANTT

A escolha foi feita com base em sua longa trajetória no setor ferroviário, desde o tempo da Rede Ferroviária Federal, em que foi assessor da Presidência.

Paulo Sérgio Passos

2009

Paulo Sérgio Passos

Secretário executivo do Ministério dos Transportes

Foi o principal interlocutor do setor ferroviário no Ministério e trabalhou no Plano Nacional de Logística e Transportes e Plano Nacional de Viação, estudos que viriam a traçar a nova malha brasileira em bitola larga, com 11 mil km de extensão.

Bernardo Hees

2008

Bernardo Hees

Presidente da ALL

Por sua atuação no comando da maior empresa de logística e ferrovia da América Latina.

José Serra

2007

José Serra

Governador do Estado de São Paulo

Responsável pela decisão de realizar, em São Paulo, o maior programa de investimentos em transporte urbano sobre trilhos executado no estado, no valor de R$ 16 bilhões.

Ivoncy Ioschp

2006

Ivoncy Ioschp

Presidente da Ioschpe-Maxion

Homenageado por sua decisão de manter de pé e ativa a fábrica de vagões de Cruzeiro, em São Paulo, mesmo no fundo da crise de encomenda, em meados da década de 90.

Julio Fontana Neto

2005

Julio Fontana Neto

Presidente da MRS Logística

Escolhido pelo trabalho contínuo para o crescimento do transporte ferroviário no País e a liderança natural que exercia dentro do setor.

Alexandre Behring

2004

Alexandre Behring

Presidente da ALL

A partir do leilão de concessionamento, em 1998, e sempre sob a gestão do executivo, a ALL foi um importante player no cenário ferroviário, expandindo a malha por meio da aquisição das concessões argentinas.

Roger Agnelli

2003

Roger Agnelli

Presidente da Cia. Vale do Rio Doce

Durante seu mandato, a Vale se tornou a maior produtora mundial de minério de ferro e níquel, além de se expandir para outros setores como cobre e energia.

Antonio Ermírio de Moraes

2002

Antonio Ermírio de Moraes

Presidente do Grupo Votorantim

Um dos empresários mais influentes do Brasil, foi homenageado por sua visão inovadora e pela gestão de um dos maiores conglomerados do país.

Oliver Hossepian Salles de Lima

2001

Oliver Hossepian Salles de Lima

Presidente da CPTM

Reconhecido por suas ações à frente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

João Gouveia

2000

João Gouveia

Presidente da Ferroban

Se destacou por viabilizar a Portofer, empresa concessionária que gerencia a malha ferroviária portuária em Santos, agregando um valor significativo na Ferroban; pela remodelação de toda estratégia de venda de fretes que resultou num aumento de receita de 22% e por liderar o processo de negociação para importação de locomotivas usadas junto a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer).

Fernando Perrone

1999

Fernando Perrone

Diretor de infraestrutura do BNDES

No comando da chefia, a unidade era a responsável pelo contato com os nove estados da SUDENE e pelo relacionamento com os bancos repassadores de recursos provenientes do programa de operações conjuntas do BNDES.

Mario Covas

1998

Mario Covas

Governador do Estado de São Paulo

Uma das sequências políticas mais longas da história democrática no Brasil. Na imprensa, era lembrado pelos jornalistas como um dos melhores políticos do país.

Benjamin Steinbruch

1997

Benjamin Steinbruch

Presidente da CSN

Se destacou na indústria após se tornar acionista da CSN em 1993 e, posteriormente, controlador da empresa.

Fernando Henrique Cardoso

1996

Fernando Henrique Cardoso

Presidente da República

Homenagem feita no segundo ano do seu primeiro mandato.

Marcello Alencar

1995

Marcello Alencar

Governador do Estado do Rio de Janeiro

Implementou várias reformas e projetos urbanísticos, como a Via Light, que conecta a capital ao município de Nova Iguaçu, e a ampliação do sistema de Metrô. Também privatizou empresas estatais e ampliou o sistema de transporte público.

Guilherme Frering

1994

Guilherme Frering

Presidente da MBR

Esteve à frente da empresa que foi a quarta maior exportadora de minério de ferro do mundo.

Isaac Popoutchi

1993

Isaac Popoutchi

Presidente da CBTU

Carreira consolidada com grande experiência em transporte urbano, ferrovias, portos, logística, energia e comércio exterior.

Joaquim Roriz

1992

Joaquim Roriz

Governador do Distrito Federal

Transformou o Distrito Federal e ficou conhecido como o grande tocador de obras, tendo marcado seu nome na história do Metrô DF.

Albuino Cunha de Azeredo

1991

Albuino Cunha de Azeredo

Governador do Espírito Santo

Reconhecido por tudo o que fez em prol da engenharia brasileira e, em especial, ao transporte ferroviário no Brasil e até no exterior.

Guilherme Rehder Quintella

1990

Guilherme Rehder Quintella

Diretor da Cutrale Quintella

Recebeu a homenagem pela ousadia de ter sido o primeiro empresário privado a comprar locomotivas para operar em linhas estatais.

Olacyr de Moraes

1989

Olacyr de Moraes

Presidente do Grupo Itamarati

Foi o grande inspirador de Gerson Toller na idealização do Prêmio Ferroviário do Ano, tendo sido o primeiro agraciado, em reconhecimento ao “conjunto da obra da Ferronorte”. Sua visão ferroviária era tão adiantada à época, que ele passou a ser a grande referência do Governo na concepção e no desenvolvimento da privatização dos serviços ferroviários da RFFSA e da Fepasa.

Vicente Abate: 47 anos construindo a ferrovia brasileira – Revista Ferroviária

Deixe um comentário

×