Portos do Nordeste são foco de investimento e eficiência logística

Portos do Nordeste são foco de investimento e eficiência logísticaTânia Rêgo/Agência Brasil/JC

Agências

O ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, afirmou nesta quinta-feira (17) que o governo federal ainda planeja a realização dos leilões dos terminais portuários de Mucuripe (CE), de Salvador (BA) e de Itaqui (MA).

“Ainda este ano teremos alguns ativos que estarão na B3, provavelmente no Porto de Mucuripe, de Salvador e de Itaqui e mais um grande pipeline aprovado e enviado para a Antaq para o próximo ciclo”, afirmou durante fala na abertura do Sul Export.

A expectativa da Pasta é utilizar os certames para atrair investimentos privados voltados à ampliação da capacidade operacional, modernização de instalações e aumento da eficiência logística dos portos organizados.

O terminal de Mucuripe está localizado em uma área considerada estratégica para a movimentação de combustíveis e granéis líquidos no Nordeste. O porto também é utilizado para operações de apoio à cadeia de petróleo e gás e para movimentação de cargas destinadas ao mercado regional.

Já o Porto de Salvador é um dos principais corredores logísticos da Bahia, com operações voltadas para contêineres, carga geral e apoio ao comércio exterior. O complexo tem papel relevante no escoamento da produção industrial e agrícola do Estado.

Em Itaqui, o governo busca ampliar a capacidade de um dos principais portos públicos do Arco Norte. O complexo é considerado estratégico para o escoamento de grãos, combustíveis e outras cargas destinadas tanto ao mercado interno quanto às exportações.

https://www.jornaldocomercio.com/cadernos/jc-logistica/2026/09/1263866-governo-ainda-planeja-ter-leilao-dos-portos-de-mucuripe-de-salvador-e-itaqui-diz-ministro.html

Deixe um comentário

×