Diário dos Trilhos – Chegou ao Aeroporto de Guarulhos nesta sexta-feira, 15 de março de 2024, o primeiro trem do sistema de aeromóvel/people mover que ligará os terminais até estação de trem.

Imagem recebida pelo Diário dos Trilhos, mostra os dois carros da primeira composição, das três iniciais que serão utilizadas no serviço, em cima de carretas, por onde foram transportados até o local da linha.

O trem possui as cores predominantes preta e branca, com a logomarca do aeroporto na lateral e detalhes em azul.

Cada carro contará com quatro portas para embarque e desembarque, sendo duas na esquerda e duas na direita. Os veículos foram fabricados pela divisão ferroviária da Marcopolo, a Marcopolo Rail no sul do país.

O people mover foi concebido como uma forma de completar a conexão entre os terminais do aeroporto e o sistema de trens na Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e será feito em trajeto de seis minutos com quatro paradas. Veja abaixo quais são:

– Aeroporto-Guarulhos (Linha 13-Jade);
– Terminal 1;
– Terminal 2;
– Terminal 3.

A projeção é de atender aproximadamente 2 mil pessoas por hora, sendo que cada trem fará este percurso em seis minutos de média e transportando até 200 pessoas em cada viagem.

Para isto está sendo investido um total de R$ 272 milhões de reais por parte da concessionária administradora do Aeroporto Internacional, a GRU Airport, além de incentivos fiscais por parte do Governo do Estado, como a isenção total de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para as obras até a sua entrega, prevista para acontecer no primeiro semestre de 2024.

O atendimento será 24 horas por dia, visando atender inclusive passageiros que utilizam voos durante a madrugada e também aos trabalhadores do aeroporto, usuários dos atuais ônibus de conexão que ficam lotados em horários de maior movimento.

Os trens vão contar com um sistema informativo integrado ao aeroporto, exibindo aos passageiros os paineis de chegadas e partidas de voos, além de possuir Wi-Fi, ar-condicionado e espaço para a acomodação de malas e outras bagagens.

Fonte: https://diariodostrilhos.com/2024/03/15/primeiro-trem-para-o-people-mover-de-guarulhos-e-entregue/