Em evento realizado em Brasília, representantes dos setores público e privado discutem rotas tecnológicas disponíveis para a descarbonização

Por Agência CNT Transporte Atual
20/03/20249h25

A combinação entre recursos naturais renováveis e novas tecnologias em inovação pode fazer do Brasil uma importante referência mundial na mobilidade de baixo carbono. Essa foi a perspectiva que norteou o Seminário Descarbonização: os caminhos para a mobilidade de baixo carbono para o Brasil, realizado nessa terça-feira (19), em Brasília.

Com a participação de representantes dos setores público e privado, o evento foi promovido pela Esfera Brasil e pelo MBCB (Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil). Entre as autoridades presentes, estavam o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, das Comunicações, Paulo Pimenta, e dos Transportes, Renan Filho; o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. A CNT (Confederação Nacional do Transporte) foi representada pelo seu diretor executivo, Bruno Batista.

Geraldo Alckmin destacou o potencial de descarbonização dos   biocombustíveis. “Nós somos exemplo. 85% da frota brasileira é flex. É estimular energia limpa, renovável, geradora de emprego, que fixa carbono no solo”.  Ele ressaltou, ainda, que é necessário reduzir o desmatamento para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, e o Brasil tem feito o dever de casa e reduziu em quase 40% o desmatamento na Amazônia.

O presidente da Câmara dos Deputados, por sua vez, pontuou que o Poder Legislativo tem dado prioridade à pauta da descarbonização, elencando diversos projetos de lei importantes, dentre os quais, o PL 528/2020, conhecido como Combustível do Futuro, aprovado em 13 de março e que estabelece marco legal para o setor de biocombustíveis. “A gente não se cansa de dizer, por onde andamos, que nós somos um país que preserva, com uma legislação muito rica e muito dura, e que todo o nosso ecossistema favorece justamente esse ambiente de uma indústria descarbonizada e de geração de energias limpas. E o Congresso tem estado presente nessa pauta”, disse Lira.

Setor de transporte comprometido

O evento alinha-se à agenda de transição energética e de sustentabilidade do Sistema Transporte. “Pensar em fontes energéticas limpas tem sido um exercício de longa data do Sistema Transporte por meio do Despoluir. O evento mostra que nós antecipamos essa discussão e que nossas agendas convergem com as principais ações do governo e de outros setores”, ressaltou o diretor executivo da CNT, Bruno Batista. O Despoluir é o maior programa da iniciativa privada do transporte do Brasil. A iniciativa tem grande sinergia com a agenda ESG, de boas práticas sociais, ambientais e em governança. O fato de o Despoluir abarcar temas como qualidade do ar e responsabilidade ambiental tem conquistado o engajamento de muitas empresas transportadoras interessadas em melhorar seus indicadores de sustentabilidade.