PARTICIPANTES DA REUNIÃO ASSOCIAÇÃO COMERCIAL POA FERROVIAS 2024

O MobiCaxias agradece o convite para participar do evento promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre com foco na troca de experiência e conhecimentos sobre o sistema ferroviário no RS, e o impacto na competitividade e produtividade do nosso estado e região da Serra os representantes da nossa Câmara de Infraestrutura tiveram a oportunidade de apresentar nossos projetos e ações em prol da redução dos custos logísticos do nosso estado e região.

O convidado Rodrigo O. Vilaça, CEO da RV Conecta – Solução em Negócios de Infraestrutura, realizou uma palestra sobre os avanços e tendências no setor. Rodrigo é o idealizador e fundador do FGV Transportes – Centro de Estudos de Transporte, Logística e Mobilidade Urbana, além de ser o fundador e conselheiro da Associação Nacional de Passageiros Sobre Trilhos – ANPTrilhos.

Um dos nomes mais importantes do cenário ferroviário do pais nos presenteou  com  muito aprendizado, insights e trocas valiosas que vão contribuir no processo de construção do estado e região da Serra que queremos no futuro o palestrante se colocou a disposição da nossa mobilização para contribuir com nossos desafios!

A reunião que ocorreu recentemente na sede da   Associação Comercial de Porto Alegre, Porto Alegre–RS não foi apenas produtiva; ela marcou um passo significativo para a revitalização de um projeto ambicioso: a recuperação das ferrovias no RS.

Esse encontro serviu para alinhar informações e estratégias cruciais, visando o resgate de projetos de ferrovias, vital para a infraestrutura logística da nossa região e estado. O consenso foi claro: a realização desses projetos depende estritamente da adesão ao Plano Estadual de Logística de Transporte (PELTs   RS), uma diretriz que promete redefinir a maneira como o transporte e a logística são concebidos no estado do Rio Grande do Sul e assim termos um planejamento logístico multimodal para o futuro.

Atualmente, o governo do estado, em colaboração com a Infra S.A., está empenhado na elaboração desse plano, buscando não apenas modernizar a infraestrutura existente, mas também garantir que as futuras implementações estejam em harmonia com as necessidades econômicas e ambientais da região. O PELT surge como uma bússola para esse desenvolvimento, estabelecendo padrões e diretrizes que orientarão não apenas a recuperação da ferrovia, mas também o aprimoramento de toda a malha logística estadual.

A reunião destacou a importância da sinergia entre o governo, a iniciativa privada e as entidades empresariais e sociais. Este trabalho conjunto é fundamental para que o projeto da ferrovia transcenda os desafios burocráticos e técnicos. As entidades empresariais, reconhecendo o impacto positivo que uma infraestrutura logística eficiente tem sobre o ambiente de negócios, mostraram-se dispostas a colaborar e apoiar o projeto. Da mesma forma, as organizações sociais enfatizaram a importância de considerar os aspectos comunitários e ambientais, assegurando que o desenvolvimento seja sustentável e inclusivo.

A convergência de esforços entre todos esses atores é essencial para o sucesso do projeto das ferrovias do estado. É também considerado fundamental   a sinergia e adequação com as ações planejadas no 10° Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) que prevê a criação de um comitê de acompanhamento da malha ferroviária dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul,

Não se trata apenas de reconstruir trilhos ou renovar estações; é sobre reimaginar a logística do estado de uma maneira que beneficie todos os setores da sociedade. A reunião em Caxias do Sul provou ser um fórum valioso para fortalecer compromissos, esclarecer dúvidas e pavimentar o caminho para um futuro em que o transporte e a logística não sejam apenas eficientes, mas também integradores e propulsores de desenvolvimento sustentável.

À medida que o plano PELT avança, com a participação ativa de diversos setores da sociedade, cresce a expectativa de que o projeto da ferrovia, juntamente com outras iniciativas de infraestrutura logística, transforme o Rio Grande do Sul em um modelo de desenvolvimento logístico inteligente, sustentável e economicamente viável. Este esforço coletivo promete não apenas recuperar um importante meio de transporte, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico e social em todo o estado.

O plano de ação acordado no encontro será coordenado pelo nosso voluntário Paulo Menzel da Intelog com auxílio dos Srs. Rogério Rodrigues, Cristian Bertin e Pedro Aloise em breve teremos mais informações em relação aos próximos passos deste projeto e interação com os demais projetos prioritários.