“Eu vou vir sempre pra Minas. Tanto, que talvez daqui a pouco vocês vão até enjoar da minha cara, porque garantimos para esse estado o maior volume de investimentos que ele já recebeu ao longo dos últimos anos”, disse Renan Filho

02_placa.jpg

Inauguração do Trevão de Monte Alegre de Minas – Foto: Marcio Ferreira/MT

01_foto_trevo_via_drone_Jeff D’Avila - antt_08042024.JPG

Imagem aérea do Trevão de Monte Alegre de Minas – Jeff D’Avilla/ANTT

04_ministro_povo.jpg

Complexo viário deve beneficiar mais de 25 mil pessoas – Foto: Marcio Ferreira/MT

05_ministro_no_evento.JPG

“Essa obra, esperada há muito tempo, salva vidas”, disse o ministro Renan Filho – Foto: Marcio Ferreira/MT

03_estrada sinalizada.JPG

Foram instalados 231 postes de iluminação e de 7,5 mil metros de defensa metálica – Foto: Marcio Ferreira/MT

Com o propósito de diminuir o número de ocorrências graves, com mortos e feridos, em pontos críticos das estradas federais que cortam o território de Minas Gerais, o ministro dos Transportes, Renan Filho, iniciou viagem pelo estado com a inauguração do Trevão de Monte Alegre de Minas. O complexo viário recém concluído se localiza no entroncamento entre a BR-365/MG e a BR-153/MG. De acordo com a Ecovias do Cerrado, responsável pela administração do trecho, apenas entre 2020 e 2023, antes da execução de alteração do tráfego existente, a concessionária registrou 107 acidentes no local. Após a implantação dos desvios, em dezembro de 2023, somente um acidente, sem vítimas, foi computado.

“Essa obra, esperada há muito tempo, salva vidas. Esse trevo aqui foi feito com R$ 51 milhões da iniciativa privada e, somando esforços, com recursos públicos e privados, vamos garantir aqui em Minas os investimentos necessários para que as rodovias desse estado estejam à altura da atividade econômica dessa região”, garantiu Renan Filho.

Intervenções
Batizado como Trevo Joédis Marques Ferreira, o novo complexo contou com série de intervenções. Foram realizados duplicação de 1,8 quilômetros da BR-365/MG e de 800 metros da BR-153/MG, construção de quatro alças de acesso para todos os sentidos das rodovias, implantação de dois novos viadutos sobre a BR-365 e duas novas pontes sobre o Ribeirão Monte Alegre, além do alargamento da ponte existente na BR-153. Também houve a instalação de 231 postes de iluminação e de 7,5 mil metros de defensa metálica.

O novo complexo viário deve beneficiar não só os 20 mil habitantes do município, como todos os 25 mil usuários que utilizam, diariamente, as duas rodovias federais que se cruzam no local.

A inauguração do trevo contou com as presenças do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale; do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão; além de parlamentares da Bancada Federal de Minas Gerais e outras autoridades federais, estaduais e municipais.

Missão federal
De Monte Alegre, a comitiva do Governo Federal liderada pelo ministro Renan Filho segue para Timóteo e, porteriormente, para Ipatinga. A missão termina nesta terça (9), em São João del-Rei.

Confira os detalhes:

Timóteo
• 15h30 – Visita à frente de obras de manutenção da Travessia Urbana de Timóteo (Coronel Fabriciano-João Monlevade)
Local: BR-381/MG, Km 265

Ipatinga
• 16h – Assinatura de ordem de serviço de manutenção da BR-116/MG (Teófilo Otoni – Governador Valadares)
Local: Auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) – Av. Pedro Linhares Gomes, nº 5431, Horto/Ipatinga
Após a solenidade, está previsto atendimento à imprensa. Não há necessidade de credenciamento prévio.

Terça-feira (9/4)
São João del-Rei
• 10h30 – Assinatura da ordem de serviço de manutenção da BR-265/MG (Lavras – Nazareno)
Local: Teatro Municipal – Rua José Gômide, S/N, Centro, São João del-Rei

Após o evento, está previsto atendimento à imprensa. Não há necessidade de credenciamento prévio.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes