Evento em formato híbrido foi realizado na sede da ANEEL nesta sexta-feira (12/4)

.

.

AAgência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) promoveu, nesta sexta-feira (12), o 7º Seminário do Sistema de Gestão Geoespacializada da Transmissão (GGT), em formato híbrido. Com a finalidade de divulgar as principais constatações realizadas pela ANEEL a partir das informações extraídas do sistema, o Seminário analisou as recentes evoluções e novas possibilidades para a expansão da fiscalização remota da transmissão com o uso de ferramentas geoespaciais. Atualmente, o sistema monitora 102 linhas de transmissão, que representa cerca de 43 mil quilômetros, em diferentes regiões do Brasil.

Para o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, o GGT é motivo de orgulho e entusiasmo para a Agência e se tornou momento de diálogo e debates técnicos. Com uma mensagem em vídeo para os participantes do evento, Feitosa afirmou que o sistema GGT é resultado de um trabalho estratégico, estruturado e aliado à tecnologia.

‘Estamos chegando a um novo estágio de maturidade do GGT. O setor está diante de um novo cenário de mudanças climáticas, com graves consequências para os setores de infraestrutura. Tal cenário exige inovação, previsibilidade, controle, rápidas respostas e sinergia entre todos os envolvidos. E são justamente esses os principais atributos do GGT’, ressaltou o diretor-geral.

Representantes da área de fiscalização da ANEEL explicaram como funciona o acompanhamento do desempenho das linhas de transmissão que subsidia o trabalho da fiscalização ao realizar o cruzamento de informações obtidas a partir do sistema.

Foram apresentados exemplos de projetos das concessionárias sobre a utilização do GGT no processo de manutenção de faixa e diagnóstico de desligamentos das linhas de transmissão, a tecnologias e ações utilizadas para reduzir queimadas em faixas de linhas de transmissão, o uso de sistemas de monitoramento por satélite no apoio à manutenção dos ativos de transmissão, entre outros.

A transmissão ao vivo do evento será disponibilizada em breve no canal da Agência no Youtube.

GGT: processamento dos dados e informações gerenciais

A ferramenta de acompanhamento do desempenho das linhas de transmissão subsidia o trabalho da fiscalização ao realizar o cruzamento de informações obtidas a partir do processamento digital de imagens de satélites com as informações fornecidas pelos agentes de transmissão.

O sistema fornece informações gerenciais acerca da situação de limpeza das faixas de segurança das linhas de transmissão com mais riscos de desligamentos por queimadas. Além disso, permite constatar, preventivamente, irregularidades que possam resultar em desligamentos forçados das linhas de transmissão provocados por queimadas e incêndios florestais.

https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/noticias/2024/seminario-debate-resultados-do-sistema-que-monitora-linhas-de-transmissao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×