Medida prevê desenvolvimento de pesquisa e educação para promover um transporte mais seguro. sustentável e eficiente

Parceria com universidade do Reino Unido visa aprimorar transporte ferroviário no Brasil

Para o secretário Leonardo Ribeiro (de azul), “é crucial ter a experiência da Universidade de Birmingham na construção da Política Nacional de Ferrovias” – Foto: Pamela Santos/MT

OMinistério dos Transportes e a Universidade de Birmingham assinaram nesta quarta-feira (17) um acordo voltado à troca de experiências para promoção de um transporte ferroviário mais eficiente e seguro. O memorando de entendimentos firmado prevê o desenvolvimento de pesquisas e programas de ensino e capacitação bilaterais. A duração do acordo é de cinco anos.

Para o ministro dos Transportes, Renan Filho, a cooperação será fundamental para melhorar o transporte sobre trilhos no Brasil. “A Universidade de Birmingham é referência no modal ferroviário do Reino Unido. Essa cooperação permitirá que avancemos na eficiência, segurança, sustentabilidade e ampliação da capacidade de nossas ferrovias”, destacou.

A nova parceria inclui ainda comunicação e transferência de conhecimento entre a academia, o governo e a indústria. Ao todo, oito áreas de estudos estão contempladas no memorando de entendimento, entre elas eficiência logística, infraestrutura de transportes sustentável e segurança.

“É crucial ter a experiência da Universidade de Birmingham na construção da Política Nacional de Ferrovias. É uma instituição que há tempos tem avançado nos estudos de sustentabilidade e eficiência no setor. Combinados com a experiência brasileira, poderemos construir o celeiro de ferrovias que o nosso país merece”, afirmou o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro.

De acordo com o reitor da universidade, Robin Mason, o Brasil é prioridade para Brimingham. “Nosso grupo de engenharia ferroviária é um ponto forte da universidade. Estamos muito satisfeitos por trabalhar em parceria com o ministério para capacitar o Brasil e ajudar o país a desenvolver não apenas suas ferrovias, mas também seu pessoal, suas habilidades e conhecimentos especializados, que são muito importantes para nós”, concluiu.

A universidade
Fundada em 1900 e localizada na cidade de Birmingham, Inglaterra, a universidade possui sede em Edgbaston, onde fica seu maior campus. A instituição também abriu novo campus em Dubai, nos Emirados Árabes. 

O Centro de Pesquisa e Educação em Ferrovias da Universidade de Birmingham é o principal parceiro na UK Rail Research Innovation Center, centro de colaboração que reúne grupos acadêmicos de excelência e a indústria ferroviária no Reino Unido.

A instituição de ensino possui 10 Prêmios Nobel. Também foi a primeira do Reino Unido a ser construída em um modelo de campus com seu próprio sistema ferroviário conectado à cidade.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×