Segundo Renan Filho, chamados caminhos assistenciais vão assegurar fluxo de veículos com suprimentos, comida, oxigênio e combustível necessários ao atendimento da população

WhatsApp Image 2024-05-07 at 02.15.45.jpeg

Área entre os municípios de Canoas, Porto Alegre e Eldorado pode enfrentar problemas de abastecimento contínuo – FOTO: Luiz Siqueira/MT

Aérea Porto Alegre - 2024-05-07 at 02.15.48.jpeg

Capital Porto Alegre continua em grande parte submersa – FOTO: Luiz Siqueira/MT

.

Com mais de 330 cidades duramente atingidas pelo alto volume de chuvas que caiu sobre o território gaúcho nos últimos dias, o Ministério dos Transportes desenvolveu um plano emergencial para reestabelecer em 48 horas o fluxo viário em rotas estratégicas para assegurar o atendimento da população e impedir o desabastecimento do estado com itens essenciais.

“Esses caminhos assistenciais são para garantir salvamento e abastecimento do estado, sobretudo com oxigênio e remédio, comida e água, além da chegada de combustível, para não haver outras paralisações nesta crise e intensificarem ainda mais o sofrimento do povo gaúcho neste momento”, informou o ministro. “É um plano de trabalho com prioridades a serem adotadas em 48 horas”, completou.
.

De acordo com Renan Filho, o que chama atenção nesse desastre no Rio Grande do Sul – “episódio único na história do país” – é a amplitude, a velocidade com que as águas subiram e a demora no escoamento, o que dificulta o dimensionamento da crise e o atendimento com celeridade. “Então a prioridade agora é salvar vidas, liberar vias para a passagem de equipes de resgate e pronto socorro e, depois, pensarmos na reconstrução”, listou.

Em reunião com parlamentares ontem (7) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o ministro ainda informou que cerca de R$ 1 bilhão será destinado pelo Governo Federal à reconstrução de rodovias federais, além do orçamento previamente destinado ao estado de R$ 1,7 bilhão.

Liberações
Sob coordenação do Ministério dos Transportes, equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), de concessionárias e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) seguem em trabalho diuturno para restabelecer o fluxo viário.

Já estão liberados trechos das BRs-116/RS, entre Estância Velha a Nova Petrópolis; de Vacaria a Campestre da Serra; e de Caxias a São Marcos. Também foi restabelecido o fluxo na BR-392/RS, de Santa Maria a Caçapava do Sul, possibilitando o acesso ao Porto de Rio Grande, beneficiando a região de Pelotas.

Na BR-470, passagem liberada de Carlos Barbosa a Montenegro; na BR-386, a ponte sobre o rio Taquari, em Estrela e Lajeado também teve o fluxo de veículos retomado, assim como na BR-290, de Eldorado a Santa Maria, com construção de um bueiro. Já no caso da BR-158, de Santa Maria a Cruz Alta, o trânsito ainda ocorre com escolta, apenas para passagens de veículos emergenciais, pois ainda há risco no trajeto. Trânsito liberado também na BR-448, a Rodovia do Parque.

O ministro anunciou que ainda hoje será liberado o trânsito na BR-290, de Eldorado a Porto Alegre, permitindo o acesso até divisa do Brasil com Argentina, por onde passam 30% do comércio internacional do país; e a BR-116, para o sul, o acesso de Porto Alegre a Pelotas. “Desta forma, estará estabelecido o acesso à capital do estado”, disse. Por fim, até esta quarta-feira (8), serão realizadas ainda as seguintes liberações: na BR-116/RS, sentido norte do estado, no trecho do Viaduto da Scharlau, e a ponte sobre o Rio dos Sinos.

“O Ministério dos Transportes está, assim, incessantemente, trabalhando para que os desdobramentos dessa crise não sejam intensificados por uma crise geral de desabastecimento”, concluiu Renan Filho.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes