Obras em rodovias federais terão reforço financeiro do governo de Santa Catarina

Com os recursos, será possível melhorar as BRs 470/SC, no Vale do Itajaí, 163, no Oeste, e 280, no Norte, ainda em 2021.

As obras em três rodovias federais que cortam Santa Catarina terão o reforço financeiro do governo catarinense. Com os recursos, haverá celeridade nas melhorias na BR-470/SC, no Vale do Itajaí, BR-163, no Oeste, e BR-280, no Norte, ainda em 2021. A decisão foi celebrada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Sensacional, governador. Fico honrado pelo gesto de confiança que o estado de Santa Catarina está nos dando. Temos agora o compromisso de dar o retorno esperado em obras e mais infra aos catarinenses. Agradecemos essa parceria— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) June 1, 2021

Em janeiro, o ministro da Infraestrutura e o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, encaminharam tratativas para um plano de cooperação, visando impulsionar obras prioritárias no Estado com a ajuda das emendas parlamentares da bancada federal catarinense. A decisão da Assembleia Legislativa local permite o repasse de R$ 350 milhões dos cofres estaduais para obras em rodovias federais.

A iniciativa prevê investimentos de R$ 200 milhões na duplicação da BR-470, entre Navegantes e Indaial, no Vale do ltajaí; R$ 100 milhões na reabilitação da BR-163, entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira; e R$ 50 milhões na duplicação da BR-280, no trecho entre o trevo do bairro ltinga, em Joinville, até São Francisco do Sul;

A autorização legislativa permitirá a celebração de convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), cuja minuta já está em análise na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade. O governo de Santa Catarina vai atuar também na fiscalização das obras e na aplicação dos recursos.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura