Planejado para atuar como um reforço à rede elétrica, em horários de pico de consumo do litoral sul paulista, o sistema beneficiará cerca de 2 milhões de consumidores

Oprimeiro sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala do sistema de transmissão brasileiro foi inaugurado nesta quinta-feira (23/3), no município de Registro (SP). Representaram a ANEEL na ocasião, o diretor-geral Sandoval Feitosa, o diretor Ricardo Tili e o superintendente de Concessões, Permissões e Autorizações de Transmissão e Distribuição, Ivo Sechi Nazareno.
Planejado para atuar como um reforço à rede elétrica, o projeto da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA CTEEP) conta com 30 MW de potência, capazes de entregar 60 MWh de energia por duas horas. O sistema de baterias tem a finalidade de evitar interrupções no fornecimento de energia elétrica, beneficiando cerca de 2 milhões de consumidores no litoral Sul do estado de São Paulo em momentos de pico.
Em sua fala, Feitosa destacou a importância da iniciativa. “Sempre aberta à inovação, a ANEEL tem uma agenda sintonizada com a modernização do setor elétrico e a transição energética. Com maior inserção das fontes eólica e solar e da geração distribuída, precisaremos cada vez mais da utilização de inovadores recursos de armazenamento como este para o equilíbrio entre oferta e demanda”, destacou Feitosa.
Para a operação do sistema a ANEEL definiu, por meio da Resolução Autorizativa 10.892/2021, a Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 27 milhões, e previsão de investimento na ordem de R$ 146 milhões.
Também estiveram presentes no evento de inauguração o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Gentil Nogueira de Sá, o diretor de Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Christiano Vieira, além do prefeito da cidade de Registro, Nilton Hirota, e da subsecretária de Energia do Governo do Estado de São Paulo, Marisa Barros.
